Compras
by Gabriele on November 2, 2021

Yoocatch é confiável? É golpe ou é seguro? | Guia Completo

Realizar compras pela internet vem se tornando cada vez mais comum na rotina das pessoas, entretanto toda e qualquer compra realizada em lojas virtuais requer uma atenção dos consumidores para que não caiam em golpes de sites fraudulentos. Dentro desse contexto uma das lojas virtuais que se apresentam para entender se ela é confiável ou não é a loja Yoocatch.

É inegável que realizar as suas compras pelas lojas online apresenta uma grande quantidade de vantagens, sendo que uma delas é a facilidade de comprar seus produtos em precisar sair de casa ou encontrar promoções com preços muito mais baixos do que oferecido pelas lojas físicas. Nos dias de hoje, as compras pela internet saíram de um mero nicho mercadológico para toda uma forma nova de consumo, baseada na facilidade e com a capacidade de pesquisar o mesmo produto em vários e-commerce diferentes e encontrar aquele que melhor se adapta ao custo-benefício que você está buscando.

Mas mesmo com toda essa facilidade sempre surge a dúvida que prejudica a compra do objeto escolhido que é, como podemos identificar se uma loja virtual é confiável. Alias esse é um dos fatores que precisam ser levados bastante a sério antes de realizar a sua compra, já que esse nicho de mercado se tornou bastante atrativo para pessoas mal-intencionadas.

Portanto, aqui nesse artigo, iremos apresentar uma forma para identificar como uma loja virtual pode ser confiável, principalmente se baseando na loja Yoocatch para dizer se ela é confiável ou não, pois existem diversos meios de identificar a idoneidade de uma empresa.

Assim, vamos tentar identificar que algumas pequenas observações podem fazer toda a diferença na hora da decisão da compra, afinal de contas, estamos falando do seu dinheiro e aqui não devemos confiar sempre apenas naquilo que a loja está oferecendo, mas sim em todo o contexto que pode indicar o quão confiável ela é.

O que é a Yoocatch?

A Yoocatch, segundo o seu site, é uma das principais lojas online e líder no mercado mundial de sapatos, vestidos e acessórios. A empresa foi fundada em 2018 e apresenta para os seus consumidores uma vasta seleção se sapatos e vestidos que podem ser comprados através de sua loja virtual com toda a satisfação.

A empresa ainda diz que se orgulha do seu serviço ao cliente, garantindo produtos de alta qualidade e com preços extremamente competitivos. A Yoocatch conta com uma rede de serviços de entregas, garantindo uma frota logística internacional extremamente confiável, utilizando empresas de entrega como DHL ou UPS.

Além disso, de acordo com o site, as suas compras online são feitas com toda a segurança possível, utilizando um ambiente extremamente seguro e antifraude, baseado no próprio ambiente da Yoocatch para que seja um local seguro para todos os seus clientes.

Dentro disso os processos de pagamento utilizam os melhores sistemas de processamento de pagamentos, os quais são extremamente confiáveis e internacionalmente conhecidas, que no caso está integrado com o VeriSign. A empresa também aceita cartões de crédito, cartões de débito, PayPal e outras formas de pagamento. A ideia da empresa é que todos os seus clientes tenham a máxima comodidade de pagamento e dentro de um universo confiável e que com a garantia de que suas informações estejam seguras.

Outro ponto é que a empresa se diz disposta a responder todas as suas dúvidas, tanto antes quanto depois de seus produtos chegarem até a sua residência, já que a Yoocatch apresenta profissionais com experiencia para atender os seus clientes através de chat ou de um sistema de resposta rápida.

A Yoocatch é confiável?

Yoocatch

Pensando na avaliação que podemos ter de uma empresa, realmente a uma primeira vista o site da Yoocatch tem alguns motivos para parecer não confiável, sendo que um desses motivos é que a identificação do proprietário do site se apresenta de forma oculta.

Mesmo que isso aconteça dessa forma, existe um motivo plausível para esse tipo de situação, já que em alguns casos o proprietário não que ser o remetente de spams, os quais se utilizam de certas informações para entrar em contato com o proprietário do site através de -mails falsos.

Apesar disso a justificativa de o motivo ser esse (recebimento de spams) existem diversas outras ferramentas que podem ser utilizadas para evitar tal infortúnio. Portanto um site que queira se apresentar de forma séria é preciso que apresente a sua verdadeira identidade. Portanto, aqui temos que identificar uma falha no site trazendo uma desconfiança para a empresa.

Análise do site da Yoocatch

Apesar de no quesito identidade o site não ter apresentando uma confiança assertiva, ainda assim temos que verificar se o site consegue ter um certificado válido que identificará segurança para os dados compartilhados.

Nesse quesito a loja virtual dispõem do certificado SSL, garantindo que os dados que são compartilhados entre o seu navegador e o site são criptografados de tal forma que não conseguem ser lidos por terceiros. A utilização de certificados SSL são sempre usados por sites que são legais e seguros.

Porém, precisamos dar um passo atrás e também indicar que muitos sites falsos também estão conseguindo colocar o certificado SSL e dessa forma não existe a garantia de que o site da Yoocatch é confiável apenas por apresentar esse certificado.

De forma geral, pensando apenas no site ele tem todas as garantias de ser um site seguro e legitimo para que os seus consumidores possam acessar.

Pensando nisso, foi utilizado o Scamadviser, que nada mais é do que um algoritmo que verifica se um site é legitimo e seguro, ou se ele não é. Ao analisar o Yoocatch.com, utilizando uma média de quarenta fatos encontrados publicamente o site teve a resposta de que é seguro.

O scamadviser verifica se o site está listado em sites de phishing e spam ou se contém malwares, levando em conta onde a empresa está sediada e os principais comentários encontrados em diferentes sites e ainda mais uma lista de outros fatos que podem impactar negativamente a experiência do consumidor.

Assim a resposta a esse algoritmo, indicou que o site é aparentemente seguro, porém como é feita uma análise automática é preciso também que seja feita uma verificação manual para perceber se ele realmente é seguro.

Yoocatch no Reclame Aqui: qual a reputação?

Uma vez que analisamos os aspectos técnicos do site da Yoocatch, agora temos que entender se a empresa é realmente confiável dependendo da percepção de seus clientes.

Ao procurar pela Yoocatch no Reclame Aqui já somos surpreendidos pois a empresa não é recomendada pelos consumidores que foram lá apresentar a suas queixas. Sendo que as principais queixas são colocadas em atraso na entrega (sendo que existe o atraso propriamente dito, mas também produtos não recebidos e não estorno do valor pago pelo consumidor), sendo que todas as queixas estão relacionadas a compra de vestidos e blusas da moda feminina.

O mais grave é a identificação de que nenhuma das reclamações foi respondida pela empresa, mostrando que muito provavelmente, apesar de ter um site seguro e aparentemente confiável, a empresa está longe de cumprir com seus acordos.

Indo além, ao verificar as mídias sociais da empresa, ela está inundada de reclamações sobre acordos não realizados, sendo que as principais reclamações dizem respeito a entregas não realizadas.

Em alguns casos, certos usuários estão se propondo a denunciar a página para que outras pessoas também não caiam no mesmo golpe.

Yoocatch é seguro?

De forma geral a melhor forma de entender que uma loja virtual é confiável ou não é fazendo uma pesquisa extensa e a melhor forma de fazer isso é através de uma busca rápida no Google.

Para realizar isso basta colocar o nome da loja ou da instituição que você deseja confirmar a confiabilidade e ao encontrar os diversos links observar quais são aqueles que indicam a reputação da loja. O algoritmo do próprio Google consegue ranquear os sites de acordo com a sua reputação, fazendo com que sites falsos ou não confiáveis não apareçam nos primeiros lugares da pesquisa.

Ao fazer isso com a Yoocatch o primeiro site que você consegue encontrar é justamente o site do reclame aqui, e novamente é preciso deixar claro apesar do site ter especificações técnicas que o tornam seguro, a reputação da loja está longe de ser uma reputação boa, sendo encontrada diversas reclamações no próprio Reclame Aqui, como também no Facebook.

Outra forma de procurar sobre a integridade de um site, ou seja, se ele é real ou não, é a forma como ele lida com a transparência que tem que passar para os seus clientes. Dessa forma toda loja virtual que quer ser tratada como uma loja confiável precisa fornecer de forma visível o seu CNPJ, endereço físico (se existir) e número de telefone ou outras formas de entrar em contato com a empresa. Até podemos renegar alguns desses casos se considerarmos que a Yoocatch é uma empresa internacional, entretanto para ser confiável seria válido que ela tivesse pessoas que possam tirar as dúvidas de seus clientes em território brasileiro.

Outro ponto bastante interessante que podemos observar que a Yoocatch não passou no teste de confiabilidade diz respeito a experiencia passada de diferentes consumidores. Através de uma pesquisa rápida foi fácil constatar que muitas pessoas comentaram sobre diversas falhas no processo de entrega de mercadorias, bem como no estorno do pagamento ou simplesmente entregando que a empresa não deu a menor resposta sobre os problemas enfrentados por seus clientes.

Obviamente, precisamos entender que lojas virtuais, mesmo as mais conceituadas, sofrem de problemas como atraso nas entregas ou produtos com defeitos, mas existe uma enorme diferença nesse tipo de atitude ou de sites não confiáveis que acabam nunca entregando o produto e que nunca se propõem a resolver o problema.

E fica mais evidente o poder das redes sociais para expor esses casos, sendo que essa dica não é valida somente para a Yoocatch, mas também para qualquer outra empresa que você tenha tido problemas, sempre lembre de denunciar o site falso, principalmente informando para outras pessoas que ele deve ser evitado.

Novamente, é preciso dizer que o site da Yoocatch não é um site falso, muito pelo contrário ele se provou bastante seguro quando comparado com algoritmos automatizados, o problema encontrado nesse caso específico é que a empresa não cumpre o combinado, se tornando uma empresa difícil de se confiar e tão pouco válido realizar compras em sua loja virtual.

Outro detalhe interessante que a loja poderia ter recorrido para evitar tamanhos problemas é dizer quais são os prazos de entrega. Outro problema encontrado no site da Yoocatch é que o português apresentado no site é um tanto quanto sofrível, mostrando que a empresa não teve a menor sensibilidade de adaptar o seu site em inglês para a realidade brasileira, principalmente informado em sua politica de devolução que o produto deverá ser devolvido após 14 dias do seu recebimento.

O problema é justamente não indicar qual é o endereço de retorno, já que o endereço que consta no remetente não é o endereço que deverá ser enviado a mercadoria para devolução. De fato, são devidos a essa grande quantidade de pequenas falhas que vai se configurando uma empresa altamente não confiável e de caráter duvidoso, sendo que realizar uma compra em sua loja virtual se configura um risco imenso de não receber o produto ou dele ser de qualidade duvidosa e, o pior, se houver a vontade de devolução de tal produto ainda assim ter dificuldade de como realizar o processo.

Conclusão: Yoocatch vale a pena?

A Yoocatch é um excelente exemplo de uma página que se apresenta extremamente segura a uma primeira vista, porém ao analisa-la mais a fundo percebemos que ela é mais uma dessas empresas que não honram os seus compromissos e, portanto, longe de ser uma empresa confiável.

Portanto, se você achou interessante os produtos e preços que estão indicados na página da Yoocatch compre por sua própria conta e risco, sendo que existem diversas denúncias de produtos que nunca chegaram a seus destinatários ou que mesmo com o pedido de estorno de seus clientes isso nunca foi concretizado.

Comments (0 comment(s))