Uncategorized
by Gabriele on December 29, 2021

Uber Eats é confiável?

Uber Eats é um app voltado para o delivery de comida. Nele existem diversos restaurantes e demais estabelecimentos que servem comida. O consumidor simplesmente faz seu pedido que será entregue no conforto da sua casa por entregadores registrados na empresa. Essa é uma das comodidades que a tecnologia oferece, mas será que essa plataforma é confiável?

Uber Eats é confiável?

Uber Eats é mais uma das alternativas de compra de comida sem precisar sair de casa. Com a pandemia essa modalidade de serviço acabou sofrendo um forte aumento e já é possível afirmar que ela já faz parte da rotina de boa parte dos brasileiros.

Essa compra sem precisar sair de casa é possível graças a utilização da tecnologia e criação de aplicativos próprios para isso. Uber Eats possui suas regras e termos de uso que devem ser seguidos por todos que fazem uso dos seus serviços (consumidor, restaurante e entregador).

Para que os restaurantes se cadastrem na plataforma é preciso informar certos dados e seguir alguns pontos que a empresa considera importante. Após concluir isso e tudo estiver dentro dos conformes o cardápio do restaurante passará a integrar a plataforma.

Os consumidores também precisam fazer um cadastro, mas seu uso é bem mais simples, pois simplesmente precisa escolher o que deseja pedir, informar a forma de pagamento e endereço para entrega e aguardar o recebimento.

Já os entregadores também precisam seguir algumas regras da empresa como, por exemplo, ter mais de 18 anos de idade e apresentar a CNH e os documentos do veículo quando for fazer a entrega em automóvel ou motocicleta.

A plataforma faz uso de tecnologia que garante a segurança dos dados que ali são informados. Assim, realizar o pagamento de um pedido através de cartão de crédito ou débito não é tão arriscado quanto em qualquer outra plataforma ou site.

Entretanto, uma das reclamações mais constantes que o Uber Eats apresenta é com relação ao cancelamento do pedido. Segundo os consumidores, eles realizam o pedido, pagam com cartão de crédito ou débito, o estabelecimento confecciona a comida e envia pelo entregador que, por sua vez, alega que aguardou no endereço informado por mais de 10 minutos que alguém aparecesse para receber o produto, mas isso não aconteceu.

Com essa afirmação por parte do entregador, o consumidor acaba não recebendo pelo pedido mesmo após ter realizado o pagamento e é o único que sai perdendo nessa história. Para evitar que esse tipo de situação aconteça os especialistas recomendam que o pagamento seja feito, preferencialmente em dinheiro e na hora da entrega.

Por esse motivo, é possível chegar a conclusão que a empresa Uber Eats não é tão confiável, mas não por causa dela em si, mas de alguns entregadores que acabam agindo de má-fé e ficando, além do valor que recebe por cada entrega, com o lanche do consumidor.

Como fazer um pedido no Uber Eats

O Uber Eats permite que o usuário consiga fazer seus pedidos através do site ou aplicativo próprio que pode ser instalado em smartphone com sistema Android ou iOS. Caso opte por instalar o app basta ir até a loja do aparelho, buscar por Uber Eats e realizar sua instalação. Feito isso, é preciso criar uma conta colocando alguns dados e criando o login e senha de acesso. Mas atenção, quem já faz uso do aplicativo Uber não precisará de seguir essas etapas, pois irá se conectar automaticamente.

Após isso o usuário já está apto a fazer os pedidos que quiser na plataforma. A lista de restaurantes que estão cadastrados nesse app é bem ampla e certamente vai satisfazer a todos os gostos.

Acessando o site

O usuário que não quiser instalar o app Uber Eats pode acessar o site da plataforma em seu computador para fazer o pedido. O procedimento é muito simples e similar ao do app. Ao acessar o site é preciso fazer a autenticação da conta o que é muito rápido de ser feito, pois somente é preciso informar o número que está cadastrado no aplicativo.

Agendamento de pedido

Uma das funcionalidades que o Uber Eats apresenta é a possibilidade de agendar a entrega da comida. Por exemplo, daqui a dois dias terá um jantar especial com a família, mas que devido aos compromissos do dia não terá condições de fazer a própria comida. Assim, é possível acessar o app Uber Eats, fazer o pedido e fazer o agendamento da entrega de forma bem simples e rápida.

Para isso, basta fazer o pedido como outro qualquer, pois a diferença está na hora da finalização. Após definir o endereço de entrega também é preciso definir o dia e a hora para que o serviço de delivery entre em ação. Na própria plataforma há a informação do período que pode ser feito esse agendamento. O tempo mínimo é uma hora enquanto que o máximo é de uma semana. O horário pode ser escolhido com intervalos de meia hora.

Repetindo pedido no app

Quem já faz uso do Uber Eats para pedir comida pode desejar repetir algum prato e isso pode ser feito de forma muito simples nesse app. Afinal, basta fazer uma busca pelo pedido clicando no botão Pedir de Novo. Isso vai fazer com que uma lista dos itens que já estiveram no carrinho apareça e o usuário somente precisa verificar o que deseja, selecionar e finalizar o pedido.

Cancelamento de pedido no Uber Eats app

Se para fazer o pedido de uma comida no Uber Eats é bem simples fazer seu cancelamento também não é nada complicado. Entretanto, essa função existe, mas com algumas ressalvas. Nessa plataforma, é possível fazer o cancelamento do pedido antes que o restaurante o tenha aceitado e iniciado o preparo do prato. Nesse caso, basta clicar em Cancelar e o reembolso do pedido será feito em seu valor integral.

Caso o restaurante já tenha aceitado o pedido ou o entregador já tenha feito a retirada do mesmo no estabelecimento, o usuário receberá o reembolso parcial.

Solicitação de reembolso após a entrega do pedido

Existem algumas situações que o cliente não se sente satisfeito mesmo com o pedido recebido e deseja solicitar o reembolso. O Uber Eats permite que isso aconteça, mas somente em casos específicos.

Uma das hipóteses é quando o pedido que foi recebido não é o que o cliente solicitou (veio trocado) ou quando há alguma anomalia ou corpo estranho na comida. Nessas situações, o cliente pode solicitar o reembolso total e poderá ter seu pedido atendido.

Outra hipótese é quando um dos itens pedidos não foi entregue ou está faltando. Isso possibilita que o reembolso parcial do valor seja realizado. Vale salientar que esse valor reembolsado corresponde ao do item que não foi entregue; os demais itens serão cobrados normalmente.

Ainda pode acontecer do restaurante não entregar o pedido. Caso isso aconteça, o usuário pode fazer uma reclamação com a equipe do Uber Eats que fará a confirmação do que foi informado e analisará o pedido de reembolso.

Uber Eats tem app mobile?

Com a tecnologia em constante avanço inúmeras empresas estão investindo em aplicativos próprios e o Uber Eats é uma delas. A empresa disponibiliza o aplicativo para ser instalado em aparelhos que funcionam com sistema Android ou iOS. Sua interface é bem intuitiva, simples e fácil de ser usada.

Além disso, são disponibilizados dois tipos de aplicativos diferentes sendo que um deles é voltado para os clientes enquanto que o outro é para os restaurantes. Na versão feita para os restaurantes, o aplicativo possibilita que seu responsável possa receber as notificações dos pedidos, aceita-los, solicitar um entregador e já iniciar a confecção do prato.

Na versão para o consumidor, o cliente deve realizar seu cadastro e após sua conclusão terá acesso a todos os restaurantes que se encontram cadastrados na plataforma. Ela retornará os que se encontram mais próximos da localização atual o que possibilita receber o pedido mais rapidamente. O cliente simplesmente terá que escolher uma das tantas opções disponibilizadas, fazer seu pedido, informar a forma de pagamento e o endereço para recebimento da encomenda.

Aplicativo para entregador do Uber Eats

Os pedidos são entregues por entregadores que pode ser alguém que possua veículo próprio ou bicicleta. Quem já está cadastrado como motorista no aplicativo Uber pode ser um entregador Uber Eats se assim desejar.

Quem for motorista, obrigatoriamente, precisar apresentar sua Carteira Nacional de Habilitação e ela deve conter a observação de Exerce Atividade Remunerada. Também é preciso apresentar os documentos do veículo que irá utilizar para fazer as entregas e o licenciamento do mesmo pode estar em nome de terceiros ou até de uma pessoa jurídica.

Quanto aos ciclistas, a idade mínima é 18 anos e é necessário apresentar seu RG, CPF, Comprovante da Situação Cadastral do CPF que é emitido na Receita Federal e CNH mesmo que não possua carro ou moto. Essa cobrança é feita para o caso de posteriormente vir a adquirir um desses veículos para fazer entregas mais rapidamente.

Os novos motoristas precisam se cadastrar no site uber.com/signup. Já os motoristas que realizam viagens precisam acessar o app Uber Driver para se habilitar. Para isso, basta abrir o app e clicar nas três linhas paralelas que se encontram no lado inferior direito e escolher a opção Preferências de Direção. Em Entregas é preciso deixar essa opção ligada para poder estar apto a fazer as entregas do Uber Eats. Caso não queira mais trabalhar assim basta repetir esse processo e desativar a opção Entregas.

Após estar cadastrado o entregador passará a receber as notificações dos pedidos de entrega que se encontram próximos a sua localização além dos avisos de solicitações de viagem do Uber Driver. Quando aceitar uma entrega ele deve se deslocar até o restaurante para fazer a retirada do pedido e leva-lo até o consumidor.

Uber Eats no Reclame Aqui

Uma das melhores formas de saber se o Uber Eats é confiável é fazendo uma busca na internet e em suas redes sociais. É importante fazer para verificar o que os clientes falam sobre a empresa, quais os tipos de reclamações, os elogios e tudo o mais que for possível verificar. Os comentários do público nas páginas das redes sociais revelam muito sobre a empresa e por isso merecem toda a atenção possível.

Buscando pela internet vale muito a pena verificar a reputação da empresa no site Reclame Aqui. O Uber Eats está presente nesse importante site e pode ser melhor visualizado através desse link https://www.reclameaqui.com.br/empresa/uber-eats/. Nele, é possível observar que existe mais de 11 mil reclamações sobre os mais variados temas sendo que as principais são referentes a delivery alimentação e problemas gerais.

Segundo o site, a reputação do Uber Eats não é das melhores e por esse motivo figura entre as empresas Não Recomendadas. Além do mais, de todas as reclamações existentes no site sobre essa empresa nenhuma obteve resposta o que dificulta a solução dos problemas apresentados pelos clientes.

Perguntas frequentes

O pedido que recebi é de outra pessoa

Caso o pedido recebido esteja com todos os itens errados ou seja de outra pessoa é preciso entrar em contato com o Uber Eats para que a reclamação seja analisada e todos os ajustes necessários sejam feitos. É preciso informar os itens que estão ausentes ou que foram enviados incorretamente vem como o valor que foi cobrado por cada um.

Como faço para alterar itens do meu pedido?

É possível alterar alguns itens do pedido antes que a entrega seja feita. Para isso, é preciso contatar o restaurante que o pedido foi realizado e informar nome, as informações do pedido que podem ser encontradas no app e informar as alterações que deseja fazer. Entretanto, caso o pedido já esteja sendo confeccionado pode ser que a solicitação de alteração de itens não seja atendida. Caso isso aconteça, é preciso contatar o Uber Eats para que a solicitação de alteração de itens seja analisada.

O pedido está demorando muito a ser entregue. O que pode acontecer?

Tanto os restaurantes quanto os entregadores disponibilizam uma estimativa de horário para a preparação e a entrega, respectivamente. Entretanto, existem inúmeros fatores que podem acabar contribuindo para que haja um atraso na entrega como, por exemplo, congestionamento no trânsito ou acidente, por exemplo.

Caso o pedido esteja demorando é preciso conferir a previsão para a chegada do pedido pelo app ou contatá-lo diretamente para obter mais informações. Entretanto, caso o entregador tenha tentado contatar o cliente para realizar a entrega e não conseguiu, pode ser que haja uma cobrança na conta e o reembolso não será uma opção.

Comments (0 comment(s))