Compras
by Gabriele on November 1, 2021

Shein é confiável? É golpe ou é seguro? | Guia Completo

Antes de discutirmos se a Loja Shein é confiável é importante saber o que ela é. Nesse caso específico a Shein é um comércio eletrônico que atua nos segmentos de moda feminina, mas que também tem produtos relacionados ao vestuário masculino, infantil, acessórios e diversos outros artigos.

O que é a Shein?

A Shein é uma loja digital chinesa surgida em 2008. Essa empresa chinesa vem se popularizando somente nos últimos anos, graças ao aumento da utilização das mídias sociais, sendo que muitas pessoas passaram a comentar sobre a loja, fazendo com que seus produtos se tornassem bastante discutidos.

Além dessa massificação da informação sobre a loja pelas redes sociais, a loja apresenta preços extremamente atrativos e com uma grande quantidade de produtos dos mais diversificados, os quais não são encontrados tão facilmente em solo brasileiro.

Além disso, com o aumento das vendas online, as quais atingiram surpreendentes R$ 38bilhões apenas no primeiro semestre de 2020, representando uma alta de 47% sobre o mesmo período de 2019, também reforçam o motivo das pessoas estarem procurando cada vez mais produtos que são vendidos pelas lojas virtuais.

Esse crescimento foi muito influenciado por diversos fatores, como no caso da pandemia do coronavírus (que abalou o ir e vir das pessoas a lojas físicas) e a praticidade que o e-commerce oferece para as pessoas durante essa fase, garantindo assim que lojas que apresentem valores mais atrativos em seus produtos consigam atrair mais clientes.

Com esse panorama, chegamos a Shein, a qual apresenta uma participação bastante robusta nos números e suas mais diversas vantagens vieram com bastante força e caíram no gosto popular não só no Brasil, como em outros 220 países em que atua.

Quais são os produtos vendidos pela Shein?

É confiável comprar na Shein .

Como foi dito acima, a Shein se popularizou por vender peças voltadas para o público feminino e principalmente para os jovens. Entretanto a empresa vende artigos dos mais variados como: roupas masculinas; acessórios (relógios e cintos); roupas infantis; sapato; roupa de banho; lingerie; peça de cama, mesa e banho; itens para pets; material de jardinagem; e ferramentas em geral.

Uma outra característica que fez a Loja Shein se popularizar tanto em diversos países é que suas roupas abrangem os mais diferentes corpos, indo desde o tamanho PP até o Plus Size, e contando com os mais variados tamanhos especiais.

Em uma certa medida ela também atua no setor de cosméticos, sendo possível encontrar maquiagens e outros produtos de beleza, mas nesse caso específico seus produtos estão longe de serem populares.

Portanto, o grande volume de vendas realizadas pela Shein se concentra realmente na moda feminina, sendo que o seu catalogo é bastante robusto, contando com uma ampla variedade de vestidos, saias e blusas.

Por que os preços da Shein são tão atrativos?

Provavelmente o principal motivo que as pessoas querem saber se a Shein é uma loja confiável para realizar as suas compras é devido aos seus preços extremamente atrativos em quase todos os seus produtos que são ofertados para os seus consumidores.

Muitas das lojas voltadas para o público mais jovem são conhecidas por apresentarem produtos com valores muito mais alto do que a média, principalmente quando levamos em conta empresas internacionais que atuam no Brasil.

Outro ponto é que geralmente aquelas que apresentam valores mais competitivos, frequentemente são associadas à polemicas envolvendo a produção muito parecida com trabalho escravo. Dentro desse contexto, está incluído jornadas de trabalho extremamente extensa e com um pagamento muito inferior ao salário mínimo.

Quando falamos da Shein não temos nenhuma declaração associada a esse tipo de assunto e o que justifica os seus preços muito mais baixos é sua produção me massa, o que barateia o custo, mas sem perder a qualidade dos seus produtos.

Outra coisa que facilita o barateamento do custo de suas roupas é que a empresa mantém centros de distribuição estrategicamente posicionados ou até mesmo fábricas de produção em diversos países.

Ao fazer esse tipo de posicionamento de suas bases de distribuição é possível baratear o custo de exportação do frete, fazendo com que um dos maiores gastos do consumidor que é com o envio seja diminuído.

Assim, mesmo que a dúvida sobre a confiabilidade da Shein seja posta em dúvida, também é preciso lembrar que ela mantém suas produções de roupas há mais de uma década, sendo que sua expansão globalmente não apresenta nenhum tipo de denúncia, garantido um preço baixo e idoneidade da empresa.

De onde a Shein envia os seus produtos?

A base de fabricação da Shein está localizada na China, sendo que todos os seus produtos são confeccionados e elaborados em solo chines. Mas apesar de toda a sua produção se concentrar nesse país asiático, a empresa possui bases de exportação em diversos outros países, sendo que ela conta com centro de distribuição e garantindo o seu estoque em vários outros locais.

Pensando nisso, os seguintes países apresentam estruturas de distribuição da Shien: Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha, Itália, Rússia, Australia, Suíça e Oriente Médio. Por ter essa grande quantidade de países que apresentam centros de distribuição é que muitas vezes o envio dos produtos é marcado como saindo de países que não sejam da China.

Uma vez que entendemos que é possível enviar os produtos da Shein por outros países que não seja a China é importante destacar que apesar disso, toda a sua confecção inicial é realizada no país asiático, assim como outros produtos que aparecem com o descritivo no site da Shein.

Portanto, após fabricadas é que os produtos são enviados para outras localidades, podendo ser tanto para o consumidor quanto para uma de suas bases internacionais.

Shein e o seu prazo de entrega: é possível confiar?

Um dos fatores que estão na cartilha da busca da confiabilidade de qualquer empresa é o tempo de entrega que uma empresa tem para efetuar a entrega de seus produtos. Além disso, por ser uma empresa internacional seus consumidores podem ficar preocupados com a demora ou mesmo com o extravio.

No site oficial da Shein é informado que o período de entrega fica ente 35 a 50 dias úteis para entregas que são realizadas no Brasil. Uma vantagem que a plataforma apresenta é a conversão automática, sendo possível enxergar o quanto será o frete nacional, além dos preços já convertidos para real.

Um dos motivos que a Shien vem crescendo no gosto popular brasileiro é que mesmo com esse prazo de até 50 dias de entrega, os produtos são entregues muito rapidamente, mesmo daqueles produtos que saem diretamente da China.

Existem relatos dizendo que alguns consumidores receberam os seus produtos em até 15 dias, sendo que nesses casos o prazo é bastante rápido, principalmente pensando com o prazo de entrega registrado no site. Essas entregas realizadas em até 15 dias se coloca como um período de tempo semelhante a uma outra gigante do setor: AliExpress.

Porém também temos de mostrar que da mesma forma que existem entregas muito rápidas, as redes sociais estão inundadas de comentários indicando uma demora de mais de três meses para a entrega de seus produtos.

Pensando nisso, é importante destacar que para um produto que está vindo de uma fonte internacional é comum existir exceções e imprevistos, sendo que os seguintes fatores podem influenciar o prazo de entrega: Confirmação do Pagamento; quantidade de produtos adquiridos; base de exportação; datas comemorativas (que eleva o número de pedidos realizados); transportadora.

Além desses fatores que podem influenciar no prazo de entrega, existe uma outra característica que todo produto que vem de uma rota internacional para o Brasil precisa passar, que é pela alfandega, de forma que se houver taxação da encomenda o período de entrega aumenta consideravelmente.

Portanto, quando falamos de prazo de entrega que a Shein apresenta em seu site, ele está levando em conta apenas os casos que tudo acontece dentro dos conformes. No caso de produtos que ficam retidos na alfandega tanto o prazo de entrega quanto o custo pode se elevar consideravelmente.

Analisando a Shein no Reclame Aqui: é confiável comprar pela Shein?

Uma das melhores formas para reconhecer se uma empresa é confiável ou não é se dirigir ao site Reclame Aqui e verificar o que os consumidores estão comentando sobre a loja.

No caso específico da Shein, ela apresenta uma nota 7,3 de média no site, ou seja, a sua reputação é bastante boa para os seus consumidores. Essa média é apresentada já que a empresa apresentou 100% das reclamações respondidas, 70,8% das queixas foram resolvidas e 63,3% dos consumidores que registraram reclamações voltariam a fazer negócios com a empresa no futuro.

Essa alta taxa de resposta dentro do Reclame Aqui é devido ao atendimento ao consumidor que a Shein apresenta, ou seja, a empresa apresenta toda uma equipe de marketing baseada no Brasil e que é responsável para responder todos os questionamentos de seus clientes no Reclame Aqui.

Portanto, mesmo sem um centro de distribuição em território brasileiro, é possível garantir toda a assistência necessária diretamente no site ou entrar em contato com os atendentes que estão localizados no Brasil.

A Shein é confiável?

A importância em avaliar se a Shein é confiável é devido ao constante crescimento do e-commerce no Brasil e no mundo, de forma que se abram várias oportunidades para novas empresas, principalmente internacionais.

Entretanto da mesma forma que existem empresas sérias e com renome no mercado, as compras pela internet também possibilitam a criação de diversas empresas fraudulentas.

Além disso, quanto mais popular é uma empresa, mas informações é importante se conseguir sobre ela, principalmente se a empresa apresenta ferramentas para garantir toda a segurança para os seus consumidores.

Somente dessa forma é que o comprador conseguirá aproveitar de forma integral a experiencia de compra na plataforma, ficando tranquilo e que tenha segurança para efetuar a compra dos produtos.

Recomendações ao comprar na Shein

Mas se você ainda está preocupado com a confiabilidade da Shien é possível seguir as seguintes recomendações:

Verifique as avaliações dos consumidores

Nunca deixe de acreditar no que os outros consumidores estão dizendo sobre a Shien. Isso ajudará a você a ter certeza se a mercadoria é confiável, seja no tamanho, qualidade ou até mesmo como o produto é de uma forma geral.

Outro ponto importante em verificar o que outros consumidores estão falando é ter certeza sobre os prazos de entrega e se a empresa cumpre o que propõe, além da forma que a confirmação de pagamento é feita.

Review sobre a loja e seus produtos nas mídias sociais

Hoje em dias além de sites de avaliação, as mídias sociais se tornaram um excelente local para que os consumidores consigam extrair informações sobre a Shien. Analisando as informações postadas é possível confirmar a garantia que a loja entrega, além de tirar dúvidas sobre suas futuras compras.

Outro ponto é interessante é ver os reviews que são feitos por influenciadores digitais, blogueiros e outros avaliadores, os quais postam suas resenhas em sites ou em vídeos, indicando quais foram as suas experiencias com a Shein.

Lembre-se sempre de acompanhar suas encomendas

Todo pedido que é realizado pela Shein apresenta o código de rastreio para que o comprador possa rastrear o seu produto diretamente pelo seu perfil.

Isso é importante para passar confiança para os seus consumidores, sendo que a própria plataforma informa qual é a ultima localização do produto, indicando qual o processo que ele se encontra: envio, importação, verificação ou entrega.

A possibilidade de rastrear as suas encomendas passa uma maior confiança e segurança para o consumidor, além de ser uma fonte de informação sobre o estado atual de sua encomenda.

Conclusão: vale a pena comprar na Shein?

Basicamente definir se a Shein é confiável depende muito da avaliação pessoal dos seus consumidores, já que uma série de fatores pode influenciar essa resposta. De modo geral a empresa é bastante segura, pois apresenta certificação em todo o mundo e realizando um volume de vendas na casa dos milhões todos os dias.

Outra forma de garantir a confiabilidade da loja é que após o pagamento os produtos recebem um código de rastreio, o qual vai sendo atualizado conforme o seu pacote vai se movendo.

Com tradução em português fica muito mais fácil para o comprador brasileiro fazer as conversões de preços, prazos e métricas. Isso garante que o produto que você está comprando se encaixa com as métricas brasileiras evitando erros por comprar um produto muito pequeno ou muito grande o que reduz a chance de erro.

Comments (0 comment(s))