Lojas
by Gabriele on April 19, 2022

Seletiva Magazine É Confiável?

Atualmente, não é incomum a existência de  lojas online que servem de fato como fachada para esquemas de golpes e  fraudes contra os consumidores em geral. Esses tipos de negócios existem aos montes e a maioria usa apelos como preços baixos, descontos, e promoções para atrair o público ideal para esse tipo de golpes: pessoas desatentas.

A maioria desses tipos de lojas se anuncia como grandes atacadistas virtuais (vendendo produtos mais baratos e em maior quantidade para outros vendedores, comerciantes, varejistas, empresas e também pessoas físicas, etc.) e garantem que entregarão o melhor produto pelo menor preço diretamente aos seus clientes.

Só que não exatamente isso o que acontece. Na última década, com o crescimento e a popularização do comércio eletrônico, golpes e fraudes pela internet também se popularizaram em uma escala inimaginável. Tudo isso porque hoje é muito comum que negócios, lojas e empresas existam somente no virtual, sem ter uma sede física.

Esse, é claro, é um acontecimento que acabou favorecendo o surgimento e o crescimento de novas empresas, além de contribuir para a movimentação da economia. Mas também ajudou bastante para que os números de golpes aplicados através da internet aumentassem exponencialmente, já que hoje em dia não é tão raro que uma loa ou negócio exista somente no online, o que de certa forma dificulta na identificação de sites e empresas maliciosas.

Seletiva Magazine É Confiável?

Como fazer então para identificar se uma loja ou um site é confiável ou não?

A Seletiva Magazine é um loja online especializada na venda de diversos produtos, em sua maioria eletroeletrônicos como geladeiras, fogões e outros eletrodomésticos.

Devido ao seu preço atrativo e ampla variedade de produtos, a Seletiva Magazine é escolhida por muitos clientes que confiam nos serviços oferecidos e preferem comprar os produtos disponíveis no site da loja.

Mas essa é uma loja confiável? Em nossa artigo vamos buscar esclarecer essa dúvida, e também lhe ajudaremos a saber identificar se uma loja é confiável ou não.

 

Como verificar se um negócio ou empresa é confiável?

Se você tem alguma dúvida sobre uma companhia um site que oferece serviços ou uma mercadoria que vende online, entenda que é possível conhecer a companhia em questão de minutos fazendo uma veloz pesquisa na internet reunindo informações para verificar se é uma empresa de confiança.

 

  • Verifique o domínio da companhia: se o negócio ou serviço suspeito for oferecido por meio de um site, uma investigação rápida em qualquer ferramenta de pesquisa relevante é suficiente para determinar a veracidade e a segurança do site. A ferramenta Whois do Registro.br é amplamente utilizada para isso. Através desta ferramenta do website pode consultar toda a informação relativa a um domínio como por exemplo o proprietário do domínio a sua data de criação, país de origem, servidores, data de validade, estado (publicado ou não) entre outras informações. Com essas informações, você pode começar a avaliar se um determinado produto ou serviço é confiável ou uma farsa.

No entanto, se você requerer mais informações e desejar entrar em contato com o proprietário do domínio, você pode encontrar o endereço de e-mail do proprietário do site no Whois.

 

Verificação de domínio:

Basta também uma rápida pesquisa no site Whois para se certificar que o site da Seletiva Magazine não está mais online. Quando pesquisado o endereço ou o nome da empresa no google, não há nenhum tipo de resposta que direcione a um site ou portal da companhia.

Consequentemente, com esta rápida consulta, podemos concluir que o site da Seletiva Magazine foi removido e não está mais aberto ao público. Em outras palavras, ele não é fiável.

No entanto, se você precisar de mais informações e quiser entrar em contato com o proprietário do domínio Você também pode encontrar o endereço de e-mail e também o número de telefone utilizado no cadastro do mesmo para tentar contatar  o proprietário do site.

E se a empresa tiver um site ativo

Se a referida empresa tiver um site você pode pesquisar o portal para se certificar de que é confiável e seguro. Para verificar isso, você deve ficar atento a alguns recursos e detalhes do site. Confira:

– Confirme o nome de domínio do site: Um site profissional e de confiança terá um nome de domínio profissional que também inspira confiança. Por favor, verifique esta informação primeiro.

– Verifique também o URL do site. URLs de sites seguros começam com HTTPS, o que significa que eles tem o certificado SSL/TSL e estão protegidos. Se um site tiver esse tipo de certificado, todos os dados enviados a ele serão criptografados, o que evita que as informações vazem, ou seja, sejam roubadas por invasores.

– Examinar o que as pessoas pensam sobre o site ou empresa na Internet: A opinião pública é um excelente indicador da confiabilidade de um site ou serviço. O que as pessoas dizem sobre este site e esta empresa na internet. Uma simples consulta ao Google ou ao mecanismo de busca de sua escolha trará resultados impressionantes para o histórico do seu site.

– Aprovação do selo de segurança do site: É um selo que confirma que a empresa emissora do selo protege o site. Isso pode ser um carimbo de um certificado SSL ou outro emissor. Esses carimbos podem ser encontrados na parte inferior da página web ou durante o processamento do seu carrinho de compras. Lembre, no entanto, que alguns sites malignos usam apenas imagens sem certificação de segurança.

– Verifique também a política de privacidade: um site deve sempre ter sua política de privacidade em um local de fácil acesso aos usuários que navegam no site. As diretrizes devem ser claras e descrever como o site usa as informações que coleta e armazena.

– Constate as informações de contato do site: para saber se um site, loja ou qualquer serviço online é seguro, você precisa saber a localização de sua empresa e ter acesso aos meios para se comunicar com a empresa (telefone e e-mail, call center, etc.).

– Verifique se o site é seguro e está livre de vírus: nem sempre os vírus, malwares são visíveis nos sites, mas podem ser descobertos por softwares instalados no sistema operacional do computador ou descobertos por avisos no próprio navegador. Sites da web confiáveis ​​são seguros e livres de todos os tipos de malware.

 

Seletiva Magazine no Reclame Aqui

Apos uma rápida consulta ao site Reclame Aqui, pudemos constatar que a Seletiva Magazine não possui uma boa reputação na plataforma.  Ao todo são 42 dias reclamações, todas sem nenhum tipo de resposta ou resolução até o momento.

No geral são todas reclamações sobre compras efetuadas e pagas, porém o produto não chegou conforme o informado, ou o pagamento da compra nunca chegou a ser compensado no sistema da loja.

Todas essas reclamações e situações parecidas levam a crer que a Seletiva Magazine nada mais foi do que uma plataforma para a aplicação de golpes contra os clientes do site.

Seletiva Magazine é confiável?

De acordo com todos os dados coletados em nossas pesquisas, pudemos concluir que o site Seletiva Magazine não é confiável. De fato a falta de informações e de itens essenciais para todo negócio como um site, página de Facebook ou outras redes sociais, ou  mesmo a falta de qualquer meio de comunicação com a empresa leva-nos a crer que esta foi criada  com o único intuito de enganar as pessoas na internet.

Atualmente o CNPJ da empresa não está disponível por falta de informação. O que provavelmente significa que a empresa não conseguiu enviar nenhum documento ou informação à Receita nos últimos dois anos. Outra indicação muito forte de que a empresa não estava falando sério.

Para aqueles que realizaram compras na Seletiva Magazine não o recebera o produto, é recomendável  entrar em contato com o Procon de sua cidade ou entrar em contato diretamente com o departamento jurídico.

É importante ter todos os recibos e registros da compra em mãos. Lembre-se que vender produtos fraudulentamente, onde o comprador paga pela mercadoria, mas não a recebe, é crime de apropriação indébita sancionado por lei.

Crimes e golpes aplicados através da internet são cada vez mais comuns, por isso é necessário prestar muita atenção antes de realizar qualquer tipo de compra na web. Principalmente se a oferta do produto parecer muito boa, como, por exemplo, preço muito abaixo do mercado, promoções extraordinárias ou se ela for divulgada com outros tipos de ações que induzem ao erro.

Antes de realizar a compra no site verifique através de nossas dicas se o site é mesmo seguro e confiável.

Se você suspeita de algum site que esteja realizando atividades fraudulentas, você pode denunciá-lo através da internet pelo new.safenet.org.br, do safebrowsing.google.com ou através do Procon.

Gostou do nosso conteúdo sobre Seletiva Magazine é confiável? Continue nos acompanhando para mais publicações do tipo.

Comments (0 comment(s))