Lojas
by Gabriele on April 19, 2022

Rota Sul Center É Confiável?

Hoje em dia não é incomum ter lojas online que realmente servem de fachada para o uso de fraudes contra o consumidor. Existem centenas deles, a maioria  se diz especialista no atacado (vendendo produtos mais baratos e em maior quantidade para outros varejistas, empresas, pessoas físicas, etc.) e garantem que entregarão o melhor produto pelo menor preço diretamente aos seus consumidores.

No entanto, nem sempre é assim. Nos últimos anos, com a popularização do comércio eletrônico, o uso de fraudes pela internet também se popularizou, afinal, hoje é  comum um negócio não ter ponto de venda físico e operar apenas pela internet.

Embora este seja um fator que favoreça o surgimento de novas empresas e lojas, também favorece a aplicação de fraudes na rede, afinal não é tão raro que uma loja deixe de ter uma loja física ou  mesmo um site na web e funcionam apenas por meio de um marketplace, e-commerce ou até mesmo de páginas e grupos de mídias sociais.

À medida que esses tipos de práticas criminosas se tornam mais comuns, clientes e consumidores precisam ficar mais atentos e saber identificar possíveis empresas mal-intencionadas e golpistas online.

 

A Rota Sul Center

Rota Sul Center É Confiável?

A Rota Sul Center é um site especializado na venda de diversos produtos, desde pneus para carros até geladeiras, fogões e outros eletroeletrônicos para casa.

O preço atrativo e a grande variedade de produtos fizeram do Rota Sul Center a escolha de muitos clientes que confiaram no serviço oferecido e optaram por comprar os produtos disponibilizados no site da loja.

Mas a Rota Sul Center é uma loja confiável?   No nosso texto vamos esclarecer esta dúvida e explicar passo a passo como verificar se uma empresa, site ou  serviço publicitado é  seguro e de confiança ou não.

 

Como verificar se um site ou empresa é confiável?

Se você tem alguma dúvida sobre uma empresa, um site que oferece serviços ou um produto que é vendido pela Internet, fique sabendo que é possível conhecer a empresa em questão de poucos minutos fazendo uma pesquisa rápida na Internet reunindo informações para verificar se tal é empresa é confiável.

Aqui começaremos pelo mais simples:

 

  • Verifique o domínio da empresa: Se a empresa ou  serviço suspeito for oferecido através de um site, uma pequena pesquisa em qualquer sistema de busca relevante é suficiente para determinar a veracidade e segurança do site. Uma ferramenta muito utilizada para isso é o Whois do registro.br.  Através dessa ferramenta do site é possível consultar todas as informações relacionadas a um domínio, como por exemplo, proprietário da domínio, a data em que ele foi criado, país de origem, servidores, data de expiração, status (se está publicado ou não) entre outras informações. Com essas informações, você  pode começar a avaliar se um determinado produto ou serviço é de confiança ou se é golpe.

 

No entanto, se você quiser ou precisar de mais informações e preferir entrar em contato com o proprietário do domínio, também poderá encontrar o e-mail do proprietário do site no Whois.

 

Verifique o domínio:

A autenticação com Whois nos permite verificar se o domínio www.rotasucenterl.com do site Rota Sul Center não está mais ativo e as pesquisas não retornam resultados..

Buscando o endereço no Google, também não encontramos nenhum link para o site ou portal da empresa. Quando você insere o URL diretamente na barra do navegador, ele avisa que o site não pode ser encontrado.

Portanto, ao realizar esta consulta rápida, pode-se concluir que o site Rota Sul Center foi removido e não está mais disponível publicamente. Ou seja, ele não é confiável.

No entanto, se você deseja ou precisa de mais informações e deseja entrar em contato com o responsável pelo domínio, no Whois você também pode encontrar o e-mail que o proprietário do site usou para se cadastrar.

 

O que fazer quando uma empresa tem um site?

Se a empresa em questão tiver um site, você pode pesquisar o portal para garantir sua confiabilidade e segurança. Para verificar isso, você deve prestar atenção em alguns recursos e detalhes do site. Confira

– Verifique o nome de domínio do site: um site profissional e confiável terá um nome de domínio profissional que também inspira confiança. Verifique essas informações primeiro. Verifique também o URL do site. Sites seguros começam com  HTTPS na URL, o que significa que eles tem o certificado SSL/TSL garantido. Se um site tiver esse tipo de certificado, todas as informações transmitidas a ele serão criptografadas, evitando que qualquer informação seja vazada, ou seja, roubada por invasores.

— Estude o que as pessoas pensam sobre o site ou a empresa na Internet: a opinião popular é um excelente indicador da confiabilidade de um site ou serviço. O que as pessoas estão dizendo sobre este site e esta empresa na internet? Uma simples consulta no Google ou no mecanismo de pesquisa de sua escolha pode fornecer resultados impressionantes sobre o histórico do seu site.

– Verifique se há um selo de segurança no site: o selo de segurança confirma que o site está protegido pela entidade que emitiu o selo. Pode ser um carimbo de um certificado SSL ou outro emissor. Você pode encontrar esses carimbos na parte inferior da página ou durante o processo do carrinho de compras. Observe, no entanto, que alguns sites maliciosos usam apenas imagens sem certificação de segurança.

– Verifique também a política de privacidade: um site deve sempre disponibilizar sua política de privacidade em um local de fácil acesso aos usuários que navegam no site. A política também deve ser clara e explicar como o site usa os dados que coleta e armazena. –

– Confirmar as informações de contato do site: para saber se um site, loja ou qualquer serviço online é seguro, é necessário saber a localização da sede da empresa, bem como acesso às informações para contato com a empresa (telefone, e-mail, call center, etc.)

– Verifique se o site está livre de vírus: vírus, malwares nem sempre são visíveis nos sites, mas podem ser detectados por softwares instalados no sistema operacional do computador, ou identificados por avisos no próprio navegador. Sites confiáveis ​​são seguros e livres de qualquer tipo de arquivo nocivo.

 

Rota Sul Center e o Reclame Aqui

Através de uma rápida consulta ao site Reclame Aqui, pudemos constatar que a Rota Sul Center possui um total de 133 reclamações, todas sem resposta ou resolução. Isso faz com que o status da empresa seja “Não recomendado”, além de ter uma nota classificatória  de 0/10. As reclamações apresentada são, no geral, sobre o mesmo problema: os produtos comprados no site da loja foram pagos, mas não entregues.

 

Comentários sobre Rota Sul Center

Para determinar a confiabilidade de um site, empresa ou produto, você também pode ver o que as pessoas estão dizendo sobre ele em outros sites especializados em análises de empresas, serviços e de produtos.

Este é sempre um bom indicador da reputação de uma empresa. Se eles forem em sua maioria negativos, há uma chance muito alta de que o site não seja confiável. No caso do Rota Sul Center, foram encontradas avaliações em outros sites analisando a confiabilidade, porém nenhuma avaliação é positiva.

 

O Rota Sul Center é confiável?

A resposta simples e direta é: não é confiável. Baseado em todas as pesquisas feitas a respeito do site, através das informações adquiridas com base nos produtos ofertados, nos tipos de ofertas realizadas (todas com valores bem abaixo do mercado), nas experiências dos consumidores, que foram lesados, podemos afirmar que o site não somente gera desconfiança como também serviu de plataforma para aplicação de diversos golpes, todos puníveis pela lei.

Uma rápida consulta ao CNPJ da empresa informa que a loja não existe mais, a situação cadastral do cadastro nacional de pessoa jurídica consta como “baixada”, o que significa que a empresa no momento não está realizando nenhum tipo de atividade, mas que pode ser reativada em algum momento.

Se você é uma das pessoas que comprou uma mercadoria na Rota Sul Center, realizou o pagamento via Pix, boleto bancário ou de outra maneira e não recebeu o seu produto em casa, você deve procurar o Procon de sua cidade ou buscar auxílio da justiça.

Lembre-se, é importante ter guardado todo e qualquer tipo de documento que comprove a realização da compra, podendo ser o número de pedido, comprovante de pagamento, número de protocolo e outros.

Se você está pensando em realizar alguma compra online, mas não tem certeza se a loja ou o site são de confiança, tire suas dúvidas através das dicas que demos logo acima e somente realize a compra se sentir seguro em relação a isso.

Vale a pensa ressaltar que os golpes na internet estão mais comuns, por isso é necessário cuidado redobrado antes de realizar qualquer tipo de compra ou transação financeira.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais dicas sobre sites confiáveis e segurança na internet continue nos acompanhando.

Comments (0 comment(s))