Uncategorized
by Gabriele on December 24, 2021

Rico é confiável?

Há uma quantidade enorme de investimentos que as pessoas podem fazer e, dessa maneira, aumentar a sua independência e ter mais certezas sobre o seu futuro. A Rico é uma empresa que tem se dedicado a fazer com que esse plano seja possível para as pessoas.

Antigamente, muitos não viam o investimento como algo possível para qualquer um: apenas pessoas de posses podiam comprar ações da bolsa, por exemplo.

Consequentemente, apenas esse tipo de pessoas conseguia a sua independência, enquanto as outras passavam a vida toda sendo empregadas.

No entanto, conforme os investimentos em ações se popularizaram e as pessoas entenderam que era possível aplicar pouco dinheiro e o multiplicar, o cenário mudou bastante.

Não se pode esquecer de que a ajuda de uma corretora de valores facilita muito o acerto nos investimentos. Apesar de os bancos terem esse serviço, uma corretora se dedica exclusivamente à corretagem e traz resultados muito melhores.

A Rico é uma dessas corretoras e o seu reconhecimento tem se expandido. Porém, se você ainda não está familiarizado com a Rico e quer entender mais como é o seu trabalho e que tipo de assessoria ela pode dar para quem vai investir, conheça tudo agora.

 

O que é a Rico?

 

A Rico é uma empresa que facilita a aplicação de dinheiro em ações, uma vez que oferece corretagem para todos os tipos de clientes.

Não é preciso que a pessoa tenha muitas posses ou que seja experiente em investimentos, muito menos que tenha bastante dinheiro para aplicar: a corretora oferece orientações sobre os melhores fundos até para quem tem menor poder aquisitivo.

Os investimentos que ela normalmente traz aos seus clientes são:

 

  • CDB
  • Ações
  • Tesouro direto
  • LCA, LC e LCI
  • Contratos futuros
  • Fundos de investimentos
  • Aluguel de ações
  • Fundos imobiliários
  • Ofertas públicas
  • COE
  • Minicontratos
  • E muito mais

 

Os clientes da Rico podem desfrutar de um home broker exclusivo e de outras plataformas destinadas a negociar ações e que só são liberadas para quem se torna usuário registrado dessa corretora.

O seu aplicativo deve ser citado porque é oferecido na Google Play Sore e na Apple Store e traz aos clientes todas as plataformas de negociação mencionadas.

Há muitos conteúdos educativos elaborados e disponibilizados por essa corretora com a intenção de ensinar os seus clientes a fazer os investimentos mais seguros e com maior rentabilidade. Inclusive, a maioria desse conteúdo é na forma de videoaulas.

Conheça os prós da Rico:

 

Prós

  • Informa sobre as carteiras recomendadas
  • Tem aplicativo de boa navegabilidade
  • Ensina sobre investimentos
  • Tem dicionário de termos técnicos que os clientes podem acessar de graça

 

Contras

  • Não deixa claro de quanto é cada uma das taxas para os seus serviços

 

A Rico é confiável?

 

Muita gente entende que fazer investimentos é mesmo muito bom para as finanças, mas fica com medo de se tornar cliente da Rico, por exemplo, e de ser enganado.

Não é possível culpar essas pessoas porque há muitas empresas mal-intencionadas, inclusive corretoras de ações.

Porém, você verá agora algumas coisas que ajudarão a concluir se a Rico é de confiança:

 

  • WhatsApp para esclarecer dúvidas

Normalmente, as empresas que têm um número de WhatsApp apenas para esclarecimento de dúvidas mostram que se importam com o conforto do seu cliente e que não estão tentando ficar longe deles.

 

  • Oferece simuladores

O fato de a Rico ter simuladores de investimento mostra que não interessa a ela que os seus clientes percam dinheiro de qualquer jeito para que ela possa ter lucro.

Na realidade, a Rico deseja que os seus clientes sejam bem-sucedidos nos seus investimentos e, por isso, ajuda-os com dois simuladores.

 

  • É parceiro do Banco do Brasil

As instituições financeiras do Brasil são muito rigorosas com relação a quem aceitam como parceiros e a Rico é parceira do BB. Esse é mais um ponto que reforça a confiança na corretora.

 

  • Site criptografado

Mais uma vez, os clientes podem ficar tranquilos ao fazer investimentos com a Rico porque o seu site é 100% protegido de terceiros.

 

É claro que, com todas essas coisas, não dá para acreditar que a Rico não seja confiável.

 

Rico é golpe?

 

Levando em conta que a Rico demonstra de várias maneiras que é uma corretora de ações confiáveis, é claro que se pode entender, por consequência, que ela não é um golpe.

De fato, quando se fala em “golpe”, fala-se de uma empresa que finge ser algo, mas que não é. No caso da Rico, o seu CNPJ comprova que ela é uma corretora de ações reconhecida pela lei.

Há ainda outras coisas que permitem concluir que a Rico não é um golpe:

 

  • Conteúdos educacionais

A enorme quantidade de conteúdos educacionais feitos por essa empresa, até mesmo em seu canal no Youtube, mostra que as pessoas que trabalham na Rico são experientes e que conhecem de forma profunda o mundo das aplicações financeiras.

 

  • Política de privacidade

Asa informações dos clientes, usadas o home broker, para login e muito mais, são protegidas de maneira moderna e com uma política de privacidade.

Os usuários podem, se não concordarem com ela, simplesmente deixar de abrir a sua conta na Rico ou encerrá-la, caso já a tenham aberto.

 

  • Pertence a XP Investimentos

A XP Investimentos é uma empresa de muita representação no mercado financeiro e a Rico é uma das suas propriedades. Ora, considerando que ela é de posse da XP, não há como acreditar que ela é um golpe.

 

Portanto, qualquer investidor que procure a Rico pode abrir sua conta sem receio porque está fazendo isso em uma corretora conceituada e que leva a sério a ajuda aos seus clientes.

 

Como criar uma conta na Rico

 

Assim que o indivíduo cria a sua conta na Rico, ele já pode iniciar os investimentos que desejar. Não há cobranças para a abertura da conta e tudo é rápido, feito pelo aplicativo ou pelo site.

 

1 – REGISTRO

Criar um registro na Rico é um processo altamente simples:

 

  • Clique AQUI para que o site da corretora abra
  • Clique em “Criar minha conta”, no retângulo laranja
  • Coloque e-mail, nome, data de nascimento e CPF
  • Escolha se quer ser contatado pela corretora de alguma forma
  • Crie uma senha

 

2-DEPÓSITO

Não haveria nenhuma maneira de conseguir comprar ações se não fosse com um aporte, ou seja, com uma quantia em dinheiro que está previamente separada para isso.

No campo das corretoras, é isso que representa o depósito e ele tem de ser efetuado assim que se abre a conta.

No caso da Rico, por exemplo, os clientes veem a opção de fazer o depósito tão logo se tornam correntistas e há diferentes meios de pagamento.

 

3-CONTA REAL

A conta real, apesar de ser oferecida pela Rico, não é o único tipo de conta que a corretora disponibiliza.

Com o nome de “simulador”, a sua conta demo é liberada para todo mundo que abre uma conta na Rico e tem a finalidade de ajudar os investidores a se preparar.

Nada do que acontece na conta demo ou simulador é considerado para fins financeiros. Sendo assim, se a aplicação financeira deu certo, não há lucro, mas se dá errado, não há perda.

Tudo isso porque o simulador da Rico é somente uma plataforma de testes. Quando o investidor quiser, pode passar à conta real e investir efetivamente.

 

Há reclamações no Reclame Aqui?

 

O Reclame Aqui tem a finalidade de ajudar as pessoas a se proteger de todo tipo de ação comercial mal-intencionada, o que inclui propagandas enganosas e empresas que não dão respaldo aos clientes.

Sendo assim, todos os que tomam conhecimento de um serviço novo, por exemplo, precisam se proteger acessando o Reclame Aqui e pesquisando pelo nome da empresa.

Para quem ficou sabendo sobre a corretora Rico e quer começar os seus investimentos, saber o que há no Reclame Aqui sobre ela é praticamente obrigatório.

Para o alívio de quem estava muito animado para se tornar investidor (ou até já tinha feito isso), a corretora tem nota 8,6 e mais de 94% de resolução de problemas.

Tudo isso se soma ao fato de que ela também tem o selo RA 1000, um reconhecimento que o Reclame Aqui dá às empresas com melhor atendimento ao cliente.

Sendo assim, a Rico é vista como uma excelente corretora de ações, ajudando os seus usuários a melhorar suas finanças e dando todo tipo de assistência quando há problemas.

A eficiência da Rico fica ainda mais clara quando se percebe que quase 80% dos seus usuários que registraram uma reclamação não deixaram de investir por causa disso.

Todas as informações que a Rico tem no Reclame Aqui podem ser consultadas pelos clientes clicando AQUI.

Para o aumento da confiança na corretora, as pessoas que querem saber mais dela podem recolher opiniões e as redes sociais são ótimos lugares para essa finalidade.

 

Taxas da Rico

 

Quando as pessoas fazem quaisquer investimentos usando a Rico, elas precisam pagar algumas taxas e isso se aplica a qualquer corretora.

No caso da tributação, ou seja, de quanto os investidores pagam de imposto pelo seu lucro, a taxa é de 15%.

Com relação aos valores que são cobrados pela corretora em si, depende de cada um dos tipos de investimentos que a pessoa escolhe.

No caso do Tesouro Direto, por exemplo, o valor é de 0,25% por ano.

Os fundos de investimentos oferecidos pela Rico têm taxas diferentes, sendo preciso fazer a consulta de um por um, de acordo com aquele que se deseja.

A conta na Rico não tem nenhum tipo de taxa, não sendo cobrado nada também pela corretagem da renda fixa.

No caso da renda variável, que inclui uma série de possibilidades de investimos, as taxas ficam entre R$ 0,02 e R$ 40, sem contar as tarifas que são na forma de porcentagem. Nestes casos, elas vão de 0,3% a 30%.

Se não houver certeza com relação a algum dos investimentos da Rico, é só procurar o atendimento da corretora de ações.

 

Conclusão

 

A Rico é uma corretora que tem tido um crescimento bem grande por causa da variedade de investimentos que disponibiliza e pelo fato de muitos deles serem de graça.

Sendo parte da famosa XP Investimentos, essa corretora de ações trabalha com renda variável, renda fixa e outros tipos de aplicações, destacando-se por causa dos seus materiais educativos, como videoaulas.

Além disso, os usuários da Rico podem optar por simulador de investimentos, o que significa que as ações que eles comprarem, por exemplo, não necessariamente serão contabilizadas em sua carteira digital.

Quando se fala de simulador, fala-se de um treino para que os investidores, especialmente os inexperientes, aprendam mais sobre aplicação financeira sem correr o risco de perder dinheiro por fazerem algo que ainda não dominam.

Os interessados em fazer investimentos com a Rico podem usar o aplicativo da corretora, que funciona em dispositivos Android e IOS.

Cabe salientar que existe um home broker exclusivo para os seus investidores e que ele é simples de usar e com toda a assistência da Rico.

No Reclame Aqui, ela se mostra como uma corretora que as pessoas podem procurar sem receio porque ela tem o selo RA 1000, mostrando que seu índice de solução de problemas é muito alto.

Por fim, para quem ainda se pergunta se a Rico é confiável, é bastante satisfatório responder que sim: essa é uma corretora que garante segurança a quem a utiliza para investir.

 

Perguntas frequentes

 

Como usar o home broker da Rico?

Primeiramente, esse não é um home broker de domínio público, ou seja, não é qualquer investidor que pode usá-lo. Na realidade, somente as pessoas que se cadastrar na corretora têm essa possibilidade e é preciso, depois de criar uma conta, clicar em “Ferramentas” e na opção “Home broker”.

 

Como saber qual tipo de investimentos fazer?

A Rico tem uma espécie de avaliação de perfil que ajuda a entender se você é um investidor mais arrojado ou se não gosta de correr riscos.

 

Já invisto usando outra corretora? Posso ser cliente Rico também?

Sim: não existe nenhuma limitação de corretoras nas quais o investidor pode ter conta.

Comments (0 comment(s))