Uncategorized
by Gabriele on November 30, 2021

Nubank é confiável?

O Nubank é uma empresa de tecnologia brasileira fundada em 2013, com o objetivo de fornecer todos os privilégios de um banco, mas sem as suas extensas e rígidas burocracias. Até 2017, essa Startup não era considerado um banco, mas um decreto do ex-presidente Michel Temer, enfim o oficializou como uma instituição financeira completamente independente.

No entanto, o decreto foi apenas uma autorização. Por isso, o Nubank ainda enfrenta um longo percurso, precisando obter uma licença do Banco Central como emissora de boletos para, enfim, não ter relação com nenhuma outra instituição financeira. Desse modo, observa-se que o serviço externo ainda contratado pelo Nubank é o de emissão de boletos.

Por ser um empreendimento recente, muitos indivíduos desconfiam da eficácia desse novo banco e temem utilizá-lo. Em vista disso, esse artigo promete solucionar possíveis dúvidas sobre a Startup, de modo que o leitor possa descobrir por si só se o Nubank é ou não é seguro.

Sobre a fundação dessa startup brasileira, ela foi feita por David Vélez Vagner S Teves Jr, Eduard Wible e Cristina Junqueira, sendo que a primeira sede foi criada na cidade de São Paulo. Atualmente, a empresa conta com escritórios em Buenos Aires, na Argentina, e no México.

Em constante crescimento, o Nubank decidiu não estacionar. Por isso, tem adquirido outros investimentos, como a compra da corretora Easynvest em Setembro de 2020, e a compra da inteligência artificial Olivia em Novembro de 2021.

Com a Olivia, os gestores buscam promover a criação de recomendações personalizadas, que auxiliem seus clientes no controle de seus hábitos financeiros.

 

Vantagens Nubank

  1. Todos os seus serviços são 100% digitais;
  2. Sem tarifas de transferência;
  3. Rendimento de 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário);
  4. Conta PJ para empreendedores e microempreendedores individuais (MEI);
  5. Contratos transparentes;
  6. Em 2021 ganhou o prêmio como a empresa mais influente do mundo pela TIME (Revista dos Estados Unidos)
  7. Em 2021 foi eleito como uma das 50 empresas mais inovadoras do mundo pela CNBC;
  8. Nubank Rewards: Programa que permite eliminar gastos da fatura, por meio do acúmulo de pontos. Ele pode ser usado para apagar gastos de hotéis, passagens de avião, Netflix, iFood, Amazon, Spotify…Também, esses pontos podem ser transformados em milhas, com a parceria entre Nubank e Smiles;
  9. Não é necessário a realização de análises de crédito;
  10. Não exige renda mínima;
  11. Anuidade grátis;
  12. Apresenta proteção do fundo garantidor de créditos (FGC);
  13. Garantia do tesouro nacional, diminuindo risco de investimentos a quase zero;
  14. Portabilidade da conta salário;
  15. Permite pagamento de boletos com o cartão de crédito;
  16. Compatibilidade com a Apple Pay.

 

Desvantagens Nubank

  1. Apresentou menor faturamento em 2019, em relação aos bancos tradicionais.
  2. Em 2020, apresentou prejuízo de R$230 milhões. No entanto, esse número foi 26% menor do que o de 2019. A empresa disse que vai manter a sua estratégia, a fim de “crescer junto com seus clientes” – conforme as palavras de Guilherme Lago, diretor financeiro dessa Fintech.

 

O NUBANK NÃO APRESENTA NENHUMA TARIFA OU TAXA!

O serviço não conta com tarifas de anuidade, de transferência ou de depósitos. Também não há custos para a ativação ou recebimento de cartões.

CONTUDO,

Caso o cliente realize saques pela rede de bancos Banco24horas, será cobrada uma tarifa de R$6,50. No entanto, esse pagamento é em razão do uso. Dessa forma, o usuário pode usufruir de outros modos, como o PIX, para fugir dessa tarifa externa, que se refere ao uso do Banco24horas.

 

Como abrir conta no Nubank?

  • Acesse a página do Nubank (https://nubank.com.br/)
  • Digite seus dados nos campos disponíveis:
  • Aguarde alguns dias para a confirmação dos dados
  • Necessário ter mais de 18 anos e ser residente no Brasil
  • Necessário ter um smartphone compatível com as edições dos aplicativos do Nubank

 

Modalidade: Conta pagamento

A fim de que o saldo sempre esteja rendendo, o Nubank utiliza a modalidade da conta pagamento. Assim, é possível evitar que o dinheiro fique parado, gerando a cobrança de tarifas de manutenção, como outras instituições financeiras costumam realizar.

Fonte da imagem: Nubank

 

Sobre o App

O aplicativo sempre está sofrendo atualizações para oferecer a melhor qualidade de serviços para os seus clientes. Essa Fintech consta com uma equipe muito qualificada para cuidar dessa parte tecnológica e para propiciar uma constante renovação na interface.

Para instalar o programa em seu aparelho, basta acessar a loja de aplicativo de seu celular e pesquisar por Nubank.

O diferencial dessa instituição financeira é que tudo pode ser resolvido por meio de um simples toque touch de seu aparelho móvel. Nesse sentido, o usuário pode realizar pagamentos, transferências, recargas de celular, contratação de empréstimos, contratação de seguro de vida, parcelamento de faturas, criação de cartões virtuais, pode ter acesso à fatura, pode realizar PIX, realizar cobranças e muito mais pelo simples uso do aplicativo.

Ainda, esse programa conta com uma aba especial de serviço de atendimento ao cliente, permitindo o rápido contato do usuário com a plataforma de ajuda da empresa.

Reclame aqui Nubank

Fora a aba de contato do aplicativo, o Nubank também disponibiliza outros canais de comunicação para seus clientes. Para contatá-los, o usuário pode ligar no telefone 0800 608 6236 // 0800-887-0463 // 0800-591-2117, ou enviar um e-mail à ouvidoria (Ouvidoria@nubank.com.br ou à central de ajuda meajuda@nubank.com.br).

O horário de atendimento é de segunda-feira à sexta-feira das 09h às 18h.

Vale ressaltar que o Nubank não apresenta nenhum contato de Whatsapp. Logo, se algum número enviar mensagem ao cliente por meio dessa rede, é recomendado não responder. Bloqueie e não transmita nenhuma informação pessoal.

 

Não confunda: Whatsapp para pagamento!

Apesar de não contatar seus clientes pelo Whatsapp, o Nubank permite a transferência e o recebimento de dinheiro por meio da plataforma. Para realizar tal ação, é necessário que o usuário tenha um cartão com a função débito cadastrado no Facebook Pay. Com isso, é possível fazer e receber pagamentos em todos os aplicativos da rede Facebook.

 

Por que a Nubank é confiável?

Como os serviços são todos digitais, a empresa faz questão de investir em segurança. Logo, a instituição apresenta uma avançada técnica de criptografia, a fim de proteger todos os dados de seus clientes.

Mesmo assim, cabe ao cliente tomar certos cuidados como:

  • Definição de senha: Não utilize senhas óbvias e evite utilizar senhas iguais a de outros serviços. Assim, não use informações pessoais para preencher esse campo, como data de nascimento, número residencial, idade…

 

  • Não demore a procurar ajuda: Caso enfrente algum problema, como roubo ou vazamento de dados na internet ou qualquer outra situação que estimule insegurança e desconfiança, entre imediatamente em contato com o serviço de ajuda para evitar maiores transtornos.

 

A sede da Nubank

Atualmente, a sede da empresa brasileira é proprietária de um dos prédios do bairro Pinheiros, em São Paulo. O escritório conta com grandes diferenciais que ainda estão sendo implantados em muitos lugares pelo mundo, como cachorros, videogame, espaços variados para reuniões e até biblioteca. Apesar do grande espaço, a empresa ainda não utiliza todos os andares do prédio, pois ainda está promovendo muitas reformas no local.

Alguns dos nomes dos inusitados espaços para reuniões são Sauna e Geladeira. A inspiração para tais batismos é que no endereço antigo, uma das salas costumava apresentar frequentes problemas com o ar condicionado (“sauna”). Enquanto na outra, o aparelho de regulação de temperatura funcionava extremamente bem (“geladeira”).

Sobre as temperaturas, com a realização de diversas pesquisas, o Nubank concluiu que a temperatura média de 22,5°C é a preferida por seus usuários. Devido a isso, eles apresentam o peculiar costume de ficar aferindo em diversos momentos durante o dia a temperatura de cada sala, a fim de garantir que ela seja mantida. Além de aferir, a medida também é incluída em um relatório, que a cada dia tem se tornado mais extenso.

Mas quem é a responsável pela decoração do novo endereço? Nada mais, nada menos que a diretora e cofundadora Cristina Junqueira. A empresária de 37 anos de idade, nascida em Ribeirão Preto, em 1984, cursou Engenharia de Produção na Universidade de São Paulo (USP). Ainda, realizou mestrado na Escola Politécnica da USP.

Conforme a história, David Vélez, o cofundador colombiano buscou Cristina após ter uma péssima experiência com um banco brasileiro. Assim, a ideia floresceu e promoveu o desenvolvimento do atual Nubank.

Voltando à decoração, a empresária teve como inspiração suas viagens para o exterior, visitando outras startups.  Ela conta que a Airbnb, empresa americana do departamento de hospedagem e turismo, e a Zappos, e-commerce de produtos esportivos, foram suas grandes motivações.

Em vez de paredes, muitos dos ambientes são divididos pela coloração dos carpetes importados, que são um dos objetos mais caros da mobília. Ainda, as poucas paredes lisas são revestidas por materiais que permitem a escrita com canetas de quadro branco, permitindo que funcionários expliquem melhor suas ideias e que, assim, exponham seus pensamentos com maior clareza para a equipe.

Apesar de Cristina ter planejado todo o espaço, cada departamento, também chamado de “Squad”, conta com um orçamento para decorar seu espaço conforme suas preferências. Isso, além de motivar os funcionários, promove uma maior autenticidade à empresa que é marcada com um pouco da personalidade de cada trabalhador.

Outra curiosidade sobre a decoração do prédio da Pinheiros, é que os diretores se sentam ao lado dos outros funcionários. A hierarquia da empresa não é demarcada por salas que separam os chefes do resto da equipe. Como prova disso, a própria Cristina se senta ao lado da equipe de comunicação e mídias sociais do Nubank. Ainda, sobre a equipe de comunicação, ela muda quinzenalmente de lugar, com o objetivo de estimular a criatividade.

Como citado inicialmente, a empresa também é cuidadora de muitos cachorros. A iniciativa de acolhimento começou quando um dos trabalhadores encontrou um cachorro abandonado, o Lost, o primeiro mascote oficial do Nubank. Com o tempo, mais quatro pets passaram a compor o time de mascotes da instituição financeira. Assim, cães passaram a ser permitidos, desde que não prejudiquem o trabalho, que os colegas não tenham medo ou alergia e que sejam devidamente adestrados.

Conclusão:

Depois de conhecer mais sobre os diferenciais da empresa, sobre os cuidados que ela apresenta com os seus funcionários, os diversos canais de comunicação para o atendimento do cliente, as incríveis modernidades proporcionadas pelo aplicativo digital, acredita-se que o leitor esteja mais tranquilizado a respeito da abertura de conta no Nubank.

O Nubank é uma instituição financeira que se preocupa com seu cliente, tanto é que não mensura prejuízos a fim de continuar proporcionando uma melhor experiência para o seu usuário, com as baixas tarifas.

Explica-se, ainda, que é necessário que o cliente esteja atento à tarifa de saques do Banco24horas, pois é a única cobrada em todo o serviço da Startup até o presente momento (Novembro de 2021).

Sobre a segurança dos aplicativos, todos os outros bancos que apresentam plataformas para dispositivos móveis apresentam o mesmo risco de vazamento de dados. Logo, é preciso que o leitor selecione cuidadosamente sua senha, e tome todos os cuidados de precaução aqui supracitados, a fim de que tenha uma experiência com a empresa sem transtornos.

Por fim, os gráficos indicam o crescimento da empresa, desde em seu número de clientes até em seu aumento de melhorias. Assim, recomenda-se e se incentiva a utilização dos serviços dessa instituição, para aqueles que buscam a facilidade e os benefícios de um banco, sem as burocracias e gastos exorbitantes que as instituições financeiras tradicionais costumam cobrar.

Com o Nubank, o cliente pode ter certeza de que ele estará bem amparado e seguro, sendo cuidado por uma das startups que mais tem crescido em todo o Brasil.

Perguntas Frequentes

  1. É possível fazer saques com o Nubank? Sim, os saques podem ser feitos por meio de bancos 24horas.
  2. Qual é o código do Nubank para DOC e TED? O código é 260.
  3. Qual é o número de agência padrão para todas as contas do Nubank? Todas as contas da instituição apresentam como número de agência o 0001.

Comments (0 comment(s))