Uncategorized
by Gabriele on July 30, 2022

moomane.com é confiável?

Quando um site de compras novo oferece muitas vantagens e promoções é importante ficar atento, afinal, quando a esmola é demais o santo desconfia, como diz o ditado popular. Mas será que a moomane.com é confiável?

Não é muito incomum que encontremos esses tipos de sites em grandes quantidades na internet, e a maioria deles tem como objetivo a aplicação de golpes em clientes desavisados que são enganados pelos produtos oferecidos neles.

Hoje falaremos sobre a Moomane.com e explicaremos os diversos motivos que comprovam que esse não é um site confiável. 

 

A Moomane é confiável? 

De cara nosso texto já deixou claro que essa não é uma loja online confiável. E os motivos para serem listados comprovando que esse site na verdade é uma fraude são muitos. 

Para começar, na data de redação deste artigo não foi possível encontrar nenhum vestígio do site da loja. Ele simplesmente não existe mais. Porém, esse é um fator sobre o qual falaremos mais adiante em nosso texto.

Por enquanto basta afirmar que fizemos o teste em diversos navegadores para nos certificarmos de que não era nenhum problema com os protocolos de conexão dos mesmos, ou se o site era mais responsivo a um deles em específico. 

Porém, após diversas tentativas realmente pudemos comprovar que o site da Moomane não está mais no ar atualmente. O motivo, é claro, são as diversas reclamações sobre os golpes aplicados pela falsa loja online que foram aparecendo na internet. Aliás, falaremos sobre elas logo a seguir.

 

Moomane reputação

moomane

Sabemos que quanto mais boas experiências, um site, loja ou serviço oferecer, mais boas recomendações ele receberá. O mesmo acontece em relação aos serviços ruins. O número de reclamações tende a ser maior de acordo com a pior qualidade dos serviços. 

Em relação à fama e reputação da moomane na internet a opinião dos clientes é uníssona e bem clara: não comprem nada neste site! 

As reclamações são diversas e estão presentes em vários sites agregadores de opinião que são especializados na análise de sites e aplicativos deste tipo.

Os relatos vão desde compras que não foram entregues, até encomendas que chegaram mas eram na verdade produtos totalmente diferentes. 

Um dos casos que mais nos chamou a atenção foi a de um cliente que comprou um sofá no site e recebeu um pedaço do tecido no lugar.  Existem vários outros relatos similares no mesmo site em questão. 

Um usuário relatou a seguinte reclamação:

Fiz o pedido de um sofá, e o que chegou foi absurdamente esquisito e ridículo, uma espécie de fronha medindo 0,49Cm x 0,19cm e o pacote onde veio o produto mede ,17cm x 020cm, conforme fotos em anexo. O QUE É ISSO?????

Paguei boleto pelo EBANX, que diz garantir a compra, favor de devolver o dinheiro ou pedir para nos enviar o produto correto com a máxima urgência, desde que comprovado que o envio é o correto.” 

Como podemos ver o cliente acima relata uma situação completamente comum entre os desavisados clientes do site Moomane. A reclamação foi feita em um site de terceiros, então, esse cliente provavelmente obteve nenhum tipo de retorno minimamente satisfatório. 

Quem acaba assumindo “a bronca”, por assim dizer, é a EBanx, uma fintech brasileira que opera realizando pagamentos para diversas empresas de atuação Global. Porém a Ebanx não se responsabiliza pela comercialização e nem  entrega do produto. O que deixa os clientes a Moomane sem nenhum tipo de respaldo e ajuda para solucionar esses casos. 

O que fazer ao perceber que foi enganado pela Moomane?

Bom, a primeira dica aqui é guardar todo e qualquer tipo de comprovante da compra. Não há uma garantia que a empresa vá te reembolsar ou cobrir qualquer tipo de prejuízo que você possa ter tido,  será preciso que você tenha algum tipo de comprovante da compra realizada. 

Em alguns casos, a Ebanx consegue estornar o pagamento, mas somente quando o cliente pede o cancelamento da compra, mas em outros casos pode ser tarde demais. Aí então, será necessário tomar as providências cabíveis. 

Se você descobrir que foi vítima de um golpe, a primeira coisa que deve fazer é entrar em contato com a loja virtual, no caso a Moomane. Em muitos casos  a própria empresa não sabe o que aconteceu e  já consegue tomar providências. O que não é  o caso da Moomane.

Porém algumas lojas e sites quando são denunciados a outros serviços, são obrigados a solucionar o problema. Então existem alguns procedimentos a serem seguidos caso você não consiga resolver a  situação diretamente com o estabelecimento onde realizou a compra.

Além disso, tente falar com  o banco para solicitar a verificação ou  bloqueio do cartão de crédito, caso não consiga resolver a questão diretamente com a Moomane ou a Ebanx.

Em alguns casos, como nos casos de clonagem, a responsabilidade é do operador da bandeira e você pode informar ao banco central se houver algum atraso.

 

Se a empresa da loja online onde você sofreu o golpe não tomar as providências necessárias, a alternativa é ligar para o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).

Aqui voltamos a falar daquela dica que demos no começo do texto: reunir todos os documentos relacionados à compra e ligar para o  151 para solicitar orientações específicas. Na cidade de São Paulo,por exemplo, o serviço é prestado pelos Correios de Poupatempo, enquanto outras regiões contam com agências conveniadas. Entre em contato com o Procon da sua cidade ou região para saber onde buscar atendimento. 

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) é outro órgão que pode te ajudar caso  tenha problemas com compras online com a Moomane. No entanto, para usar seus serviços, você deve se tornar um membro da instituição. 

Sendo um membro você obtém acesso a várias políticas de comércio eletrônico e a ajuda da agência para resolver sua situação. Através da IDEC você pode até mesmo participar de ações coletivas juntando-se a outros compradores que passaram por inconvenientes semelhantes com a Moomane.

Se as opções acima ainda não o ajudarem a lidar com os prejuízos de uma compra fraudulenta, a última medida  indicada é ligar para uma das delegacias especializadas em crimes cibernéticos.

Há também a opção de Boletim de Ocorrências de Compras pela Internet, que pode ser feito online em alguns estados do Brasil. O sistema solicita todas as informações sobre o ocorrido para investigar o caso, iniciar o processo investigativo e aguardar a resolução do problema.

O registro de boletim de ocorrência de compras online estão disponíveis no estado de São Paulo, por exemplo. Para isso, basta acessar a página da Delegacia Eletrônica e preencher as informações necessárias para realizar uma investigação. 

Lembre-se de fornecer o máximo de informações possível sobre o seu caso, por exemplo, capturas de tela da compra e de cobranças e  suas tentativas de contato com a Moomane. Isso aumentará as chances de que seu caso seja resolvido.

 

O que se sabe sobre a Moomane?

Como já dissemos, este site pode ser uma farsa ou golpe, pois encontramos vários indicadores negativos para moomane.com. Um site especializado em análises verificou cerca de 40 pontos de dados diferentes da Moomane, como: localização do servidor, comentários em outros sites, relatórios de malware,  código-fonte usado e muito mais. Todas essas informações para determinar uma pontuação de confiança de acordo com esse mesmo site (estamos falando aqui do scamadviser.com). 

E com base na classificação deles,  é possível definir que o nível de confiança da Moomane é muito baixo. Eles ainda garantem que nenhum algoritmo é perfeito, e recomendam que o próprio leitor também verifique o próprio site antes de fazer uma compra ou fornecer suas informações de contato.  Mas como você pôde ler no início do texto, o site da Moomane atualmente não se encontra mais online.  

O proprietário do site esconde sua identidade.  Isso é possível devido a alguns serviços que são oferecidos como meio de manter informações ocultas. Um recurso muito utilizado, principalmente por proprietários de sites.  Esse fato, por si só, já é uma prova de que o site da loja não é confiável. 

Porém o site da Moomane operava com um certificado SSL válido, no período em que esteve online. Um certificado SSL é usado para proteger as comunicações entre  seu computador e o site. Existem diferentes níveis de certificação SSL. 

Há também um certificado gratuito, que é usado por golpistas online. Mesmo nesses casos, a falta de um SSL ainda pode ser pior, especialmente quando você precisa inserir suas informações pessoais e dados  bancários. 

A moomane oferecia métodos de pagamento que podem ser considerados razoavelmente seguros, como cartão de crédito e PayPal. Esse fato pode ter deixado muitos clientes confusos e propensos a acreditar que a loja fosse de confiança. 

Empresas que fazem uso desse tipo de pagamento geralmente oferecem uma opção de reembolso se o vendedor não entregar o produto ou se ele for danificado durante o envio. 

Apesar disso, nenhum método de pagamento consegue garantir a entrega do produto. Então,  certifique-se de registrar uma reclamação em tempo hábil  caso tenha sido lesado pela Moomane em suas compras.

Gostou do nosso texto? Para mais novidades como essa, continue nos acompanhando. 

 

Comments (0 comment(s))