Lojas
by Gabriele on April 19, 2022

Lomen atacadista é confiável?

Será que a Lomen atacadista é confiável?

Hoje em dia não é muito incomum a existência de lojas na internet que, na verdade, servem como fachada para aplicação de golpes contra o consumidor. São centenas delas, a maioria se diz especializada em comércio atacadista (venda de produtos mais baratos e em maior quantidade para outros comerciantes, empresas, pessoas físicas, etc.), e garantem entregar o melhor produto pelo menor preço diretamente ao consumidor.

Porém, não é sempre o que acontece. Os últimos anos, com a popularização do e-commerce, também se popularizou a aplicação de golpes através da internet, afinal, hoje em dia é muito comum que uma loja não tenha ponto de venda físico, operando somente online.

Isso, apesar de ser um fator que favorece o surgimento de novas empresa e negócios, também favorece a aplicação de golpes de estelionato na rede, afinal, não é tão incomum que uma loja não possua mais uma loja física, ou um site na web e opere somente através de um marketplace ou até mesmo páginas e grupos nas redes sociais.

Como esse tipo de prática criminosa está cada vez mais comum, e vem aumentando é preciso que os clientes e consumidores se tornem pessoas mais atentas e saibam identificar possível empresas maliciosas e golpistas na internet.

 

Lomen Atacadista é confiável?

Lomen atacadista é confiável?

A Lomen Atacadista é uma empresa, que se diz ser especialista no comércio de eletrodoméstico e eletrônicos para todo o Brasil. Ela se destaca através de seus preços que são bem abaixo do mercado, sendo esse o seu maior atrativo.

No site da loja era possível encontrar promoções d diversos tipos de aparelhos eletrônicos que iam desde notebooks e smartphones até mesmo geladeiras e fogões. Os meios de pagamentos aceitos eram boleto bancário, cartão de crédito, transferência bancária e depósito.

Já o prazo de entrega garantido pela loja levava de 05 a 25 dias, dependendo da região do país.

O preço atrativo e a grande oferta de produtos tornaram a Lomen Atacadista a escolha de muitos cliente que sentiram confiança no serviço oferecido. Mas será que Lomen é (ou foi) uma loja confiável?

Em nosso texto, nós vamos esclarecer essa dúvida enquanto explicamos o passo-a-passo de como verificar se uma empresa, um site ou um serviço comercializado ao público é confiável, ou não.

 

Como saber se um site ou empresa é confiável?

Se você está com dúvida em relação a uma empresa, site que presta serviços ou produto comercializado através da internet, saiba que é possível, através de uma rápida consulta na rede, se informar sobre a empresa em questão e saber então se ela é confiável.

Vamos começar pelo mais simples.

 

Consulta ao domínio da empresa.

Se a empresa, ou o serviço suspeito, é oferecido através de um site na internet, basta uma pequena pesquisa o mecanismo de busca certo para se informar sobre a veracidade segurança do site.

Uma ferramenta bastante utilizada para isso é a Whois, do Registro.br. Através dela é possível consultar todas as informações referentes a um domínio, como, por exemplo, o proprietário do site, a data de criação do mesmo, país, servidores, data de expiração, status (se está publicado, ou não). Com essas informações você já pode começar a avaliar se determinado produto ou serviço é confiável.

Mas caso você queira, ou precise de mais informações e deseje contatar o responsável pelo domínio, no Whois você também encontrará o e-mail utilizado pelo proprietário do site para o cadastro do mesmo.

 

Consulta ao domínio Lomanatacadista.com:

Em consulta ao Whois, pudermos verificar que o domínio do site Lumen Atacadista, o www.lumenatacadista.com não se encontra mais ativo, com a pesquisa não apresentando resultado algum.

Ao pesquisar o endereço nos sites de busca também não encontramos nenhum tipo de link que direcione ao site ou portal da empresa. E ao digitar o endereço do site diretamente na barra do navegador somos informados que o site não pode ser encontrado.

 

Sendo assim, é possível concluir através dessa rápida consulta que o site da Lumen Atacadista foi tirado do ar e não está mais disponível para o acesso do público.

 

E quando a empresa possui um site, o que fazer?

Se a empresa em questão possui site, você pode realizar uma pesquisa no próprio portal deles para se certificar da confiabilidade e segurança do mesmo. Para conseguir verificar isso você deve se atentar a algumas características e detalhes do site. Veja

 

  • Verifique o domínio do site: um site profissional e de confiança terá um domínio profissional e que também inspire confiança. Comece verificando essas informações. Verifique também a URL do site. Sites seguros possuem HTTPS em sua URL, garantindo certificado SSL/TSL. Se um site possui esse tipo de certificado todas as informações transmitidas a ele serão criptografadas, impedindo assim que qualquer informação vaze, ou seja, roubada por invasores.
  • Pesquise o que estão falando sobre o site ou a empresa na internet: a opinião popular é um excelente indicativo da confiabilidade de um site ou serviço. O que as pessoas estão dizendo sobre este site e esta empresa na internet? Uma simples consulta no Google ou no mecanismo de pesquisa de sua escolha pode fornecer resultados impressionantes sobre o histórico de um site.
  • Verifique se o site tem selos de segurança: os selos de segurança confirmam que um site está protegido pela entidade que emitiu o selo. Pode ser um selo do certificado SSL ou outros emissores. Você pode encontrar esses selos na parte inferior da página ou durante o processo do carrinho de compras. Mas atenção, existem sites maliciosos que fazem apenas uso da imagem sem possuir a certificação de segurança.
  • Verifique também a política de privacidade: um site deve sempre disponibilizar, em lugar de fácil acesso ao usuário que estiver navegando pelo site, a política de privacidade do mesmo. A política também deve ser clara e explicar como o site utiliza os dados que coleta e armazena.
  • Confirme as informações de contato do site: para saber que um site, uma loja ou qualquer serviço online é seguro você precisa saber onde a sede da empresa fica localizada, assim como também precisa ter acesso às informações para entrar em contato com a empresa (telefone, e-mail, central de atendimento, etc.)
  • Certifique-se de que o site não possui vírus: os vírus, malwares, nem sempre estão visíveis nos sites, mas assim podem ser detectados através de softwares instalados no sistema operacional do computador ou identificados por avisos nos próprios navegadores. Sites confiáveis são seguros e livre de qualquer tipo de malwares.

 

Levando todas essas dicas em considerações você poderá se certificar se um determinado site é seguro e confiável ou não.

Não foi possível realizar essa análise no site do Lomen Atacadista, pois o mesmo se encontrava fora do ar na data da redação deste artigo.

 

Lomen e Reclame Aqui

Outra forma de verificar se determinado empresa, produto ou serviço é confiável, ou não é através das reclamações feitas sobre o mesmo no site Reclame Aqui. Os comentários a respeito do Lomen Atacadista no Reclame Aqui não são positivos.

 

Ao todo são 39 reclamações, todas sem respostas resultando no status de “Não Recomendada” e com uma nota 0/10. As reclamações feitas são sobre o mesmo problema: produtos comprados no site da loja, pagos, mas que não foram entregues.

 

Comentários sobre a Lomen

Para se certificar sobre o nível de confiança de um site, empresa ou produto, você também pode verificar o que as pessoas estão comentando sobre ele em outros sites especializados em análise e avaliações de produtos.

Este é sempre um bom indicativo sobre a reputação de uma empresa. Se eles, no geral, forem negativos, a possibilidade de o site não ser confiável é bem alta.

No caso do Lomen Atacadista, os comentários encontrados em outros sites que analisam a confiabilidade não foram positivos. A maioria deles acusam a empresa de golpes e fraudes, pois os clientes pagaram por um produto que não receberam.

 

Conclusão, Lomen Atacadista é confiável?

Com base em todas as informações pesquisadas a respeito do Lomen Atacadista é possível concluir que a loja não é confiável. Na verdade, a falta de um site, página no Facebook ou outras redes sociais, ou até mesmo a falta de meios para se comunicar com a empresa levam a crer que ela foi criada unicamente com o intuito de aplicar golpes em pessoas na internet.

 

Atualmente o CNPJ da empresa encontra inapto, por motivo de omissão de informações. O que provavelmente significa que a empresa deixou de transmitir documentos ou informações para a Receita Federal nos últimos dois anos. Outro indício muito forte de que a empresa não atuava com seriedade.

 

Se você comprou algum produto na Lomen Atacadista e não recebeu, você deve procurar o Procon mais próximo ou procurar auxílio direto da justiça. É importante ter em mão todos os recibos e protocolos referentes a compra. Lembrando que a venda de produtos de forma enganosa, na qual o comprador paga pela mercadoria, mas não a recebe configura crime de estelionato punido por lei.

Comments (0 comment(s))