Compras
by Gabriele on October 30, 2021

Loja Benellys é confiável? É golpe ou é seguro? | Guia Completo

Muitas pessoas viram a Loja Benellys nas redes sociais e se perguntam se a loja é confiável. Como todos devem saber realizar as suas compras pela internet tem uma vantagem enorme, ainda mais nos dias de hoje que existe restrição quanto a movimentação de pessoas. Além disso, muitas empresas apresentam uma maior variedade de produtos, preços muito mais em conta e, o melhor, o conforto de não precisar sair de sua própria casa.

Ainda desse contexto, o e-commerce vem se tornando muito mais popular e como tudo que é interessante, o consumidor pode cair no conto de lojas virtuais fraudulentas e, por esse motivo, é muito importante que o comprador saiba identificar uma loja segura de uma falsa. Com isso, vamos ver algumas dicas de como identificar as lojas que são confiáveis para que você consiga realizar as suas compras.

O que é a Loja Benellys?

A Loja Benellys é uma loja varejista especializada em vender as mais variadas roupas tanto masculinas quanto femininas. À primeira vista como todo comércio varejista apresenta um site de aparência bem confiável e com todas as garantias de se tratar de uma loja séria.

Dando uma olhada bem rápida no site é possível encontrar o CNPJ da loja, o qual apresenta o seguinte número 34.640.788/0007-12, que está associado a Wb-franca Vestuários LTDA, cuja a sua localização física se encontra na cidade de Franca e com o cnpj aberto no dia 23/08/2019.

Ao verificar o cnpj associado a lojas Benelly é fácil verificar que ela apresenta como sua atividade principal ser um Comérico Varejista de artigos do vestuário e acessórios, tendo como atividades secundárias comércio varejista de calçados; artigos de caça, pesca e camping; artigos esportivos; artigos de viagem; bicicletas e triciclos, peças e acessórios; brinquedos e artigos recreativos; transporte rodoviário de carga, exceto materiais perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional; e promoção de vendas.

Além dessas características no próprio site da Loja Benellys é possível verificar que eles estão em busca de influenciadores que possam ser revendedores da marca, garantindo que a loja está em expansão, o que pode caracterizar a confiabilidade da marca.

Loja Benellys e sua reputação no Reclame Aqui

Loja Benellys é confiável .

Apesar de não ter uma reputação completamente configurada no Reclame Aqui ela mostra uma boa tendencia a responder as questões de seus consumidores, sendo que nos últimos meses ela apresentou 100% das reclamações respondidas.

A grande maioria das reclamações foram colocadas dentro de questões como produto com defeito, atraso na entrega ou preços maquiados, mas nada que seja tão grave a ponto de comprometer a reputação da mesma.

Alias, analisando as respostas feitas pela empresa no que diz ao questionamento dos seus consumidores insatisfeitos é bem simples de notar que ela se mostra extremamente aberta aos dialogo, explicando todo o processo para a realização de trocas e/ou devoluções e ainda explicando como entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor da Loja Benellys.

Mas além das respostas feitas pela empresa diretamente no site do reclame aqui existem algumas dicas que todos nós podemos procurar para garantir que a empresa é confiável. Vamos conhecer algumas dessas dicas.

Como saber se uma loja é confiável ou não?

Essas dicas valem para avaliar o caso da loja Benellys e também de outras lojas. A forma mais rápida de certificar se a loja realmente existe e dessa forma o seu portal ser totalmente seguro para realização de compras, é o consumidor consultar a situação cadastral do CNPJ da empresa diretamente na Receita Federal ou uma forma mais rápida é procurar pela reputação da loja no Reclame Aqui ou, ainda, procurar quais são as lojas que estão na “lista negra” do Procon, entre diversas outras dicas. Vamos verificar cada uma delas!

Informações obrigatórias por lei

Não sei se todos sabem, mas o e-commerce é regulamentado pela lei 7.962/13, a qual está dentro do Código de Defesa do Consumidor no comércio eletrônico. Essa lei indica que todas as lojas virtuais (inclusive a loja Benellys) precisam apresentar algumas informações que sejam facilmente encontradas pelos consumidores, as quais são as seguintes CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), Razão Social, Endereço da sede da empresa, telefone e e-mail ou formulário para o contato.

O texto da lei ainda indica que todos esses dados precisam estar expostos de forma clara, podendo ficar ou no topo ou no rodapé da página. A não entrega dessas informações necessárias, caracteriza a empresa como uma descumpridora da lei e indica a não confiabilidade do site.

Procurar o CNPJ da loja no site da Receita Federal

Toda loja que se preze precisa estar com sua consulta ativa no site da Receita Federal, para que seja possível observar a sua situação cadastral, seja ele qual for o CNPJ.

Assim para identificar a idoneidade da empresa, basta acessar o site da Receita e pesquisar o CNPJ da loja de seu interesse. Nós indicamos o CNPJ da loja Benellys no início do artigo. Se por algum motivo a situação do e-commerce estiver cancelada ou inativada, não realize nenhum tipo de transferência para essa loja.

Ao acessar o site da Receita Federal também é possível verificar quais são os serviços que a empresa que você está pesquisando está autorizada a realizar, se por um acaso o serviço prestado for diferente, novamente não compre desse e-commerce.

Procure e confira se aloja apresenta uma política clara de trocas e devoluções

Ainda quando lemos a lei 7.962/13 que regulamenta as atividades de qualquer e-commerce, é preciso que toda a loja cumpra a seguinte política: inclusão de informações claras sobre como efetuar as trocas e devoluções. Isso também vale para a loja Benellys.

Isso é necessário, principalmente porque as compras realizadas em sites virtuais são de longas distancias e é normal que o consumidor possa se decepcionar com a qualidade do produto recebido ou perceber que o produto não atende às suas necessidades ou ainda que a qualidade é abaixo do esperado.

Se algum dos problemas acima acontecerem, é importante que o consumidor saiba onde consultar para encontrar as instruções do que efetuar em seguida. A grande maioria dos e-commerce (como a loja Benellys e muitos outros) apresentam as suas políticas de devolução em um link específico, porém ela pode ser apresentada juntamente com a descrição do produto. Antes de realizar a compra é muito interessante procurar por essas informações e se por algum motivo não encontrar, não confie na loja virtual.

Pesquise se a loja aparece na lista do Procon

O departamento de Proteção ao Consumidor (Procon) apresenta em seu site uma lista de empresas e sites que não são confiáveis ou que apresentam muitas reclamações de diversos consumidores.

As lojas que estão nessa lista são incluídas a partir do momento que o órgão recebe uma grande quantidade de reclamação de consumidores. Para acessar a lista de lojas não confiáveis basta ir no site do Procon e procurar pelo link correspondente. Uma vez na página basta utilizar do Ctrl+F no seu teclado que irá abrir uma caixa de pesquisa, onde será possível digitar o nome da empresa e verificar se ela aparece na listagem. Nesse caso, basta digitar o nome loja Benellys e verificar os resultados.

Verifique se o site protege os dados de seus consumidores

Uma das principais preocupações que os consumidores apresentam ao realizar suas compras pela internet é o receio de ter seus dados pessoais e seus dados financeiros usurpados. Mas saiba que existe uma forma de verificar se a loja consegue proteger as suas informações. A forma mais simples de realizar essa ação é clicar no cadeado e observar se o site contém a sigla HTTPS na sua barra de endereços.

Essa sigla significa Hyper Text Tranfer Protocol Secure e inidca que toda a comunicação realizada pelo site para o seu computador/celular/tablet é realizada de forma criptografada, fazendo com que a segurança de seus dados seja aumentada. Sempre lembre de verificar se o HTTPS também aparece na página de check-out de qualquer e-commerce, como a loja Benellys.

Aqui fica um adendo que é preciso prestar muita atenção na sigla. Sites seguros apresentam HTTPS, enquanto sites comuns apresentam HTTP. Fique com o olho bastante atento a essa diferença.

Procure qual é a reputação da loja no Reclame Aqui

Esse é um dos métodos mais fáceis de descobrir se a loja é confiável ou não, basta ir no site do Reclame Aqui. Esse site tem como premissa registrar as queixas dos consumidores, permitindo que se acompanhe quais são as respostas que a empresa entrega a essas reclamações.

Dessa forma é possível buscar pelo nome da empresa e analisar qual é a nota que os consumidores dão a loja, além disso é possível observar algumas outras observações, como tempo de resposta da queixa e se o comprador voltaria a fazer negócio com a loja. Além disso, dependendo da velocidade de resposta e assertividade a empresa pode ganhar alguns selos relativos à sua eficiência na resolução do problema de seus clientes. Assim, procure a reputação da loja Benellys no Reclame Aqui para ter certeza de que está comprando numa boa loja.

No caso específico do Reclame Aqui é que observar a experiencia de outros consumidores e entender quais foram as suas dores ajuda e muito a perceber o quão o site é confiável ou não.

Siga o seu instinto: Desconfie

As dicas que foram trazidas até agora são baseadas em você realizar algumas pesquisas para obter informação sobre a loja virtual, entretanto existe uma dica de ouro que pode ajudar a você a perceber se um e-commerce é realmente seguro e sabe qual é ela? Desconfie sempre.

Se você entrar em um site e perceber que a sua aparência é estranha, que a página não pareça profissional, as imagens dos produtos estão numa resolução esquisita, os textos apresentam erros ortográficos e/ou gramaticais, definitivamente é um indicio que essa loja virtual não é de confiança.

Na dúvida, experimente comparar o site da empresa que você está querendo comprar com e-commerce já populares e consagrados, se a prova do olho não for agradável, entenda que essa pode ser uma tremenda de uma furada.

Além disso um bom indicativo de que o site é fraudulento é reparar nos preços, geralmente valores muito abaixo do que está sendo entregue no mercado é um forte indicativo de que esse produto jamais chegará na as casa, isso mesmo, um bom indicativo de que o site é falso é quando ele apresenta preços muito mais baixos do que o esperado. Nesse caso ou é um golpe e sua mercadoria nunca chegará, ou a mercadoria não é original, de qualquer modo é o indicativo de que a loja é fraudulenta.

Conclusão: Loja Benellys é confiável?

Ao fazer o pente fino no site da Loja Benellys podemos observar que ela segue as normas que estão entregues na Lei 7.962/13, a qual regula o comércio das lojas virtuais.

Nesse propósito, a loja entrega o seu CNPJ, telefone, horário de atendimento, logo no rodapé da página. Ela também tem um link especifico para tirar a dúvida de seus clientes, bem como um link para entrar em contato, outro que leva até a politica de troca e devolução e outro que mostra como o produto enviado pela Loja Benellys pode ser rastreado.

Outro ponto bem interessante para se notar é que apesar de ser uma empresa que está desde 2019 no mercado, a loja Benellys apresenta poucas reclamações vinculadas ao Reclame Aqui, sendo que ela já teve mais de sete mil visualizações para ver se a loja é realmente confiável.

Dentre as respostas foi possível verificar que 100% dos questionamentos foram respondidos, porém para alguns consumidores a resposta não foi satisfatória e a queixa não foi resolvida.

Porém mesmo que a queixa não tenha sido resolvida a loja Benellys indicou qual deveria ser o procedimento a ser realizado, entretanto como o cliente comentou que não iria se dirigir até os Correios para realizar o processo de devolução, ele entendeu que essa reclamação não foi atendida pela loja, mesmo ela entregando todo o suporte para a realização da troca.

Os demais casos, foram resolvidos, sendo que a loja Benellys indica que a maioria dos problemas podem ser resolvidas com os consumidores entrando em contato com a empresa através do WhatsApp.

Dessa forma podemos perceber que apesar de existir reclamações sobre a loja Benellys, são questionamentos mais comuns, no caso de problemas na devolução ou um produto que não estava de acordo com as expectativas do cliente, mas não apareceu nenhum caso de produto extraviado ou que jamais chegou ao seu destino.

Por essas características é possível indicar que a Loja Bennelys pode ser considerada uma loja confiável para se realizar as suas compras, mas é claro que no fim do dia o que vale mesmo é o seu instinto referente a loja.

Comments (0 comment(s))