Uncategorized
by Gabriele on July 31, 2022

Investir.com é confiável?

Como fazer para saber se um site de investimentos online é confiável em meio às tantas opções de sites e aplicativos que fazem todos os tipos de investimentos hoje em dia? Por exemplo, você com certeza  já ouviu falar sobre a Investir.com, mas sabe dizer se esse é um site seguro para investimentos? 

Se você quer saber a resposta para essa pergunta, além de aprender como se prevenir contra sites de investimentos maliciosos, continue acompanhando o nosso artigo. 

 

O que é a investir.com 

Primeiramente, queremos salientar que não é possível encontrar quase nenhum tipo de informação sobre o domínio investir.com. Quando falamos isso não estamos brincando. Vamos começar pelo fato de que ao digitar diretamente esse endereço em nosso navegador somos redirecionados a uma página francesa especializada em diversos tipos de investimentos que ocorrem na bolsa de ações de lá. 

Isso, por si só, já é um pouco estranho. Mas até então tudo bem, afinal os domínios terminados por .com não possuem uma nacionalidade e em tese podem ser comprados por usuários e empresas em qualquer país. 

Ainda assim, quando pesquisamos informações sobre o domínio em sites especializados neste tipo de análise encontramos a seguinte informação: o site está registrado há mais de 26 anos, sendo essa uma característica positiva do mesmo, afinal um site que está a tanto tempo no ar só pode ser um site sério, correto? Não. 

O site não possui os selos de segurança e nem o código https. O mesmo site de análises diz o seguinte ao analisar essas funções no investir.com: “Cuidado, esse site não possui um selo de segurança https ou SSL válido. O selo de segurança ou cadeado verde por si só não garante que um site é confiável, mas é requisito mínimo para os dias de hoje. Verifique todas as informações sobre o site para ter certeza.”

Ou seja, o site investir.com não possui nem os requisitos mínimos para garantir que é confiável. 

Esse site também discorre sobre outras informações que são importantes na hora de analisar qualquer tipo de site (falaremos delas mais adiante) e finaliza dando a entender que a falta de alguns recursos e as informações vagas a respeito do investir.com deixam uma sombra sobre o quesito segurança do site.

 

Como saber se os sites de investimentos são seguros

Um site como o imvestir.com deve oferecer uma série de recursos que demonstrarão que o mesmo é confiável e seguro para qualquer tipo de navegação e de operação que venha a ser realizada dentro da plataforma. 

Vamos analisar neste tópico do texto alguns ítens que devem servir como critérios na hora de avaliar se um site como o investir.com é confiável ou não. 

É muito comum que investidores que buscam novas oportunidades de investimento no mercado financeiro tenham a oportunidade de investir por meio de uma corretora sem abrir mão da comodidade bancária. Mas quando o investidor se depara com essa possibilidade, é impossível não ter aquela incerteza da primeira vez.

Nesses casos é preciso redobrar a atenção para não cair em golpes que são constantemente aplicados na internet. 

No Brasil, 6 em cada 10 pessoas são vítimas de fraudes financeiras. Para se ter uma ideia, uma quadrilha de golpistas conseguiu arrebatar um total de R $30 milhões de milhares de brasileiros após postarem falsas ofertas de empréstimo em sites e anúncios na internet.

Embora essa realidade seja conhecida por muitos, ainda  existe o risco de ser vítima de um golpe, afinal sabemos que nem sempre é possível manter o controle da situação e o desespero por uma solução financeira e a falta de orientação em alguns são as principais causas responsáveis pelo risco de uma proposta não ser devidamente analisada.

Em casos como o do site investir.com, tudo leva a crer que essa é uma plataforma especialista em investimentos, não é? Mas como saber se plataformas como essas são realmente seguras? 

Para te ajudar  a identificar empresas idôneas e se sites como o investir.com são confiáveis, compilamos neste conteúdo alguns pontos importantes a serem verificados antes de tomar a decisão.

Para começo de conversa uma empresa financeira ou um site de investimentos confiável não exige um depósito adiantado. Essa mesma empresa ou site é regulamentada pelo Banco Central, ou pelo órgão responsável por regulamentar os investimentos que são feitos na plataforma (como são os casos das corretoras focadas em criptomoedas).

O CNPJ da instituição em questão tem que estar ativo. Além disso, o site deve investir pesadamente em segurança de dados, para garantir que nenhum tipo de vazamento ou de invasão possa acontecer. 

Outro ponto a ser sempre verificado são as ofertas muito atraentes. Encontrou uma super oferta que não condiz com a realidade, fique atento!

Finalizando, é sempre importante verificar a documentação do site, que  deve estar sempre completa.

Além disso, uma visita às mídias sociais da empresa e ao site “Reclame aqui” pode ser útil para verificar o que estão falando sobre esse site ou instituição. 

Realizamos alguns desses procedimentos em relação ao investir. Infelizmente, não obtivemos muito sucesso em alguns deles, pois atualmente as informações sobre essa plataforma são quase impossíveis de encontrar.

Com isso em mente, nos vemos na obrigação de listar mais algumas informações que podem te ajudar a fazer investimentos seguros para que você não caia em golpes que são aplicados por sites nada confiáveis. 

 

Como investir online de maneira segura

O investimento online é um dos tópicos mais quentes no momento. Com tantas dúvidas sobre o presente, as pessoas tendem a buscar alternativas para garantir o futuro. Tenho que lembrar que existem opções mais modernas e seguras.

O mundo como o conhecemos está passando por diversas mudanças, hoje podemos fazer quase tudo pela internet acessível na palma da nossa mão. Com isso, entre as principais atividades, podemos destacar a possibilidade de investir online.

As pessoas pesquisam e obtêm mais informações sobre os aplicativos e sites, mas muitas vezes não sabem qual modalidade escolher. Além disso, a falta de tempo para ir a instituições financeiras e similares também é um fator a ser considerado.

Os investimentos online já são uma realidade, com isso é possível obter as  informações mais importantes sobre os diferentes tipos de investimentos através da Internet para poder fazer qualquer solicitação em ambiente online de investimento como os sites e aplicativos das corretoras que hoje são oferecidos aos montes. 

Um dos maiores medos ao investir online é a possibilidade de  seu dinheiro ser roubado, mas é preciso ter em mente que anos atrás, por volta da década de 1990, o governo rouba dinheiro de investidores que investem em cadernetas de poupança,  onde muitos  viam seus o dinheiro desaparecer, 

É improvável que esta situação se repita, além disso é a poupança corrente não é de forma alguma um bom investimento

De qualquer forma, não é possível roubar  ações, pois as mesmas  estão nas mãos da Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) que, em conjunto com a Bovespa, mantém as ações em segurança

O que pode acontecer é que um corretor roube seu dinheiro, que uma plataforma use os seus dados bancários de modo indevido, ou que uma empresa vá à falência e leve suas consultas com eles.

Isso só acontece se você escolher um corretor, um site ou plataforma que não tenha credibilidade como, por exemplo, um de outro país, com preços muito baixos e condições não confiáveis. 

Para garantir a segurança de investir online, lembre-se que se uma boa corretora falir, existe um seguro que cobre valores de até R $60.000, em alguns casos. 

Outros sites e plataforma oferecem termos e condições que assegurem os investimentos feitos ali garantindo que os seus papéis, ou ativos digitais ficarão ali de maneira segura e não sofrerão nenhum tipo de interferência da corretora em questão. 

Para aumentar a sua segurança ao investir online, é aconselhável seguir algumas boas dicas para acessar antes de acessar a plataforma escolhida: 

-Não preste atenção em e-mails e SMS que solicitam dados (se você atualizar os dados precisa ir diretamente para um ramo); 

-Não acesse o site do Banco a partir de computadores públicos (hotéis, pousadas, cibercafés) ou de redes públicas sem fio (Wi-Fi). 

-Instale as proteções de segurança no computador; 

-Digite o endereço  na barra do navegador ao ligar e verifique o ícone de cadeado verde na barra de endereços, pois  indica que o site é seguro (certificado SSL); 

– Use senhas fortes; 

– Mantenha sempre o sistema operacional atualizado (atualize-o e baixe sempre a versão mais recente de um bom programa antivírus).

Com tudo isso dito e com os esclarecimentos sobre a confiabilidade da investir.com (que não se mostra nada confiável), é também  interessante deixar claro que os investimentos online sempre serão um risco e, portanto, devem ser controlados para não causar complicações. 

Dessa forma você não tem uma perda no seu total se algo acontecer no ambiente externo. Nesse ponto também é bom conhecer, além da empresa, o seu perfil de investidor, dependendo de como você gerencia os riscos pode ser interessante optar por oportunidades mais ou menos arriscadas.

Gostou do nosso texto? Continue nos acompanhando para mais novidades. 

 

 

 

 

 

 

Comments (0 comment(s))