Uncategorized
by Gabriele on April 23, 2022

Ginead É Confiável?

O Instituto Nacional de Ensino a Distância – Gienad – é uma plataforma/site que oferece os mais diferentes cursos que estão colocadas nas mais diferentes áreas, como é o caso de: Adestramento, Administração, Barman, Bem-estar, Chaveiro, Contabilidade, Corretor de Imóveis, Direito, Economia, Educação e outras 15 modalidades, sendo que todas elas são ofertadas na forma online ficando mais fácil para todas as pessoas cursarem.

O Ginead oferece os mais diferentes cursos que são ofertados de forma gratuita, entretanto é preciso mencionar que os seus certificados são pagos. Vamos conhecer se o Instituto Nacional de Ensino a Distancia pode ser considerada uma empresa de educação confiável ou se ele não passa de um golpe. Vamos conferir

O que é o Ginead?

O Ginead – Instituto Nacional de Ensino a Distância – é um portal de educação que oferece os mais diferentes cursos gratuitos e que podem ser acessados através da internet, abarcando uma grande quantidade de áreas do conhecimento.

O instituto apresenta por missão levar o conhecimento ao alcance das mais diferentes pessoas, unindo tecnologia, eficiência, qualidade, credibilidade e inovação em prol da educação de uma grande quantidade de brasileiros.

A ideia por trás do que é feito pelo Ginead é realizar a propagação do conhecimento, sendo que ele tem a capacidade de entregar as mais diferentes capacitações profissionais e oferecendo cursos gratuitos que são feitos de forma online, aberto para todas as pessoas e sem a necessidade de pré-requisitos, e com a possibilidade de ingressar nas mais diferentes áreas do conhecimento.

Apresentando uma metodologia de ensino diferente e que é baseada no dinaminsmo e na praticidade, os seus cursos apresentam um material didático online e que fica disponível para download ou impressão, fazendo com que o estudante tenha acesso a eles de forma bastante rápida e fácil.

Uma vez que o curso foi iniciado, o aluno pode fazê-lo no seu tempo, sendo que ele tem no máximo 365 dias para concluí-lo, mantendo a sua rotina de estudos, sem precisar ter um dia pré-definido para isso ou ainda horários fixos, de forma que tudo é realizado pelos mais diferentes disponíveis móveis (celular, tablet ou celular). Dessa forma cada aluno pode realizar o seu curso no seu próprio ritmo e no tempo que achar adequado para o aprendizado.

O Ginead é confiável?

Ginead É Confiável?

A plataforma entrega os mais diferentes conteúdos pedagógicos e que são desenvolvidos por profissionais capacitados, sendo que esses profissionais são incentivados a realizar aulas através de uma metodologia de ensino mais dinâmica e prática, com o conteúdo programático dividido em vários módulos.

Uma das vantagens dos cursos do Ginead é que eles são feitos de forma remota, sendo que todo o material didático é oferecido de forma online e que podem ser baixados ou impressos.

No momento da inscrição nos seus mais diferentes cursos gratuitos, o estudante poderá estudar nos mais diferentes ambientes, respeitando a sua disponibilidade e tempo de aprendizado, já que os cursos online ofertados ficam dentro da sua área acadêmica pelo período de até 365 dias.

O Ginead é golpe?

Por se tratar de uma plataforma de cursos online e gratuitos, muitas pessoas entendem que tudo será entregue de forma gratuita, porém não é bem essa a verdade, uma vez que o certificado para a conclusão do curso precisa só será emitido mediante o pagamento.

Além disso, o Ginead informa que os seus cursos não precisam ser aprovados pelo MEC, pois são cursos livres, entretanto todas as resoluções mediante a cursos com perfil formador e capacitador precisam necessariamente passar pelo crivo do MEC. Porém, mesmo que o site não precisasse realmente entregar cursos aprovados pelo MEC, mesmo assim deveria deixar claro que nem todas as outras instituições de ensino podem ou irão aprovar os cursos que são feitos dentro do Instituto.

Outro detalhe que diz respeito ao pagamento do certificado, não está muito claro dentro do site/plataforma que isso será feito, sendo que precisaria de um pouco mais informações sobre isso para que essa informação seja mostrada de forma completamente transparente.

Como se inscrever nos cursos gratuitos ofertados pelo Ginead?

  • Registro nos cursos

Para os interessados se inscreverem nos cursos gratuitos do Ginead – Instituto Nacional de Ensino a Distância – é preciso seguir os seguintes passos:

  • Acesse a plataforma/site oficial do instituto
  • Clique em “cursos”
  • Escolha a área do conhecimento de interesse e clique nela para entrar na página dos cursos disponíveis
  • Localize o curso desejado e clique nele
  • Procure o botão de “Matricular Neste Curso”
  • Após esse processo, será necessário que você crie o seu login e senha de acesso na plataforma, de forma que o que você precisa fazer é justamente o cadastro.
  • Depósito

Como os cursos ofertados pelo Ginead são gratuitos, não existe a necessidade de pagamento em qualquer um deles, porém é preciso entender que os certificados que podem ser expedidos ao término do curso precisam ser pagos para serem emitidos.

  • Conta real

Como já foi informado o cadastro para acesso a plataforma para que o estudante tenha acesso a toda a funcionalidade da plataforma é bastante simples de realizar.

Uma vez no site oficial da plataforma é preciso clicar em “fazer cadastro”. Ao fazer esse procedimento você será redirecionado para uma outra página onde haverá um formulário onde é preciso entrar com alguns dados, como é o caso do nome completo, e-mail e escolher uma senha de acesso e por fim clicar em “cadastrar”.

Com esse procedimento realizado o site pedirá para que você esteja de acordo com as políticas e termos de uso, se tudo estiver em concordância, basta ao aluno aceitar esses termos e passará a ter acesso a toda a plataforma.

Há reclamações no Reclame Aqui?

Uma das formas de entender se uma empresa é confiável é se dirigir ao site Reclame Aqui e identificar quais são as percepções dos seus clientes em relação à empresa. Quando falamos do Instituto Nacional de Ensino a Distância – Ginead – podemos perceber que a empresa apresenta uma reputação regular de acordo com a percepção de seus clientes.

Além disso ela apresenta um total de 100% das perguntas respondidas, com um índice de quase 73% de solução, o que pode representar uma empresa que está disposta a tirar as dúvidas de seus consumidores.

Entretanto o índice de pessoas que voltariam a fazer negócio com o Ginead é bastante baixo, sendo que menos de 50% das pessoas que foram se queixar no reclame aqui indicaram que voltariam a comprar produtos dessa empresa.

Dentre as principais problemáticas encontradas pelos seus consumidores destacam-se propaganda enganosa, mau atendimento, falta de estorno do valor pago, problemas com os cursos e também problemas com o site.

Entretanto é preciso mencionar que a quantidade de pessoas que utilizaram do Reclame Aqui para registrar suas queixas é bastante baixo, sendo que no momento que esse artigo foi escrito apenas 26 reclamações haviam sido registradas.

Conclusão

O Ginead é uma instituição de ensino voltada para oferecer cursos gratuitos e de capacitação para as mais diferentes pessoas. Porém é preciso entender que o site, apesar de ser aparentemente confiável, ele apresenta alguns problemas que podem deixar essa plataforma com um pouco de duvidas sobre ela ser ou não um golpe.

Como por exemplo, a plataforma é completamente transparente em mencionar que os seus cursos são gratuitos, mas não deixa muito claro em seu site que o estudante após o término e a aprovação, para pegar o seu certificado precisará pagar para obtê-lo.

Além disso o site também menciona que seus cursos não precisam ser aprovados pelo MEC, porém abre um precedente de que eles também não precisam ser aceitos por outras instituições de ensino.

Portanto, com os dados que foram levantados em relação ao Ginead, não é possível ter plena certeza de que o Instituto é um golpe, apesar de parecer um site completamente legítimo e que oferece cursos para uma maior qualificação para os seus alunos.

Perguntas Frequentes

O certificado digital disponibilizado pelo Ginead é gratuito?

A gratuidade oferecida pelo Ginead vale apenas para os seus cursos, para o conteúdo e para a avaliação, entretanto o certificado digital não é gratuito, sendo que a sua emissão é completamente opcional e os alunos que desejam tê-lo será preciso efetuar o pagamento da Taxa de Emissão do Certificado.

Os cursos disponibilizados pelo Ginead são reconhecidos pelo MEC?

O MEC só apresenta autorização e reconhecimento para cuirsos de graduação e pós-graduação, de forma que ele atua somenta no credenciamento das IES – Instituições de Ensino Superior.

Dessa forma os cursos online que são oferecidos pelo Instituto, os quais são denominados de cursos livres, não precisam de autorização e de qualificação, uma vez eles não são passives de regulação por parte do Ministério da Educação. Entretanto é preciso mencionar que esses cursos livres por não terem vínculos com o MEC, apesar de terem validade legal, não podem ser avaliados, convalidados ou chancelados por instituições que seja reconhecida pelo MEC ou pela CAPES.

O Ginead oferece ensino médio?

Não, o instituto só oferece cursos livres de aperfeiçoamento, o qual são voltados para a formação inicial e continuada dos trabalhadores.

Comments (0 comment(s))