Compras
by Gabriele on October 20, 2021

Fegatti.com é confiável? É golpe ou é seguro? | Guia Completo

Se você está procurando mais informações sobre o site Fegatti.com você está no lugar certo. Uma das coisas que muita gente procura é saber sobre a confiabilidade de algumas lojas, principalmente quando ele apresenta um site na internet para a venda de seus produtos. Portanto, entender a confiabilidade do site é algo muito importante para que você não seja enganado sobre a entrega do produto e também sobre se receberá o seu pedido.

Portanto, se você quer saber se a Fegatti.com é confiável e seguro para comprar, você veio no lugar certo, já que nesse artigo iremos analisar as respostas para essa pergunta, principalmente tentando entregar para você se a loja virtual merece o seu voto de confiança.

Uma das primeiras características que podemos perceber sobre a loja é que ela apresenta preços muito mais baixos do que os determinados em outros locais, por esse motivo que é importante entender se o site Fegatti.com é confiável ou não.

Se você é um dos consumidores que estão com essa dúvida, vamo tentar responde-la da melhor forma possível, garantindo que você não seja enganado.

Então sem mais demora vamos lá.

O que é o site Fegatti.com?

A Fegatti.com é uma loja especializada em compressores, itens para construção civil, ferramentas manuais, maquinário para jardinagem, maquinas elétricas, móveis, furadeira, cortadores de grama, aspiradores de pó, lavadoras de alta pressão, sopradores de folhas, roçadeiras e muitos outros produtos.

Apresentando produtos bem abaixo do valor do mercado, a Fegatti.com ainda possibilita pagamentos diferenciados com até 3% de desconto se ele for realizado através de depósito e sem a emissão de boleto.

Portanto, conseguimos perceber que a Fegatti.com se posiciona como uma empresa de venda de maquinários, mas para entender se o site é confiável temos que analisar o seu domínio.

O domínio Fegatti.com está com o registro feito no provedor de domínio público, porém existem indícios de que o site não está mais em funcionamento, sendo que ele foi retirado do ar nos últimos tempos.

As informações sobre contato do registrante são protegidas através de encriptação de privacidade, não possibilitando saber quem é o dono do domínio.

O site Fegatti.com é confiável?

Antes de chegarmos ao entendimento se o site é confiável observando o índice de reclamação feito pelo Reclame Aqui, foi encontrada posts principalmente pelo analisador “Divulgando os sites falsos e anônimos do Brasil” que o site Fegatti.com apresenta inúmeros erros e divergências.

Além disso, foi percebido que os números de contato são de VOIP, os quais são consistentemente vinculados a estelionatários, já que lojas que apresentem características mais sérias com os seus clientes preferem utilizar telefones fixos de operadoras tradicionais.

Ainda analisando a estrutura do site é possível notar que ele apresenta uma grande quantidade de selos falsos, dentre os quais se destacam o site blindado, Buscapé e Ebit, porém como todo site de baixa confiabilidade todos eles estão unidos em uma única imagem.

Para piorar a análise do site Fegatti.com, até o CNPJ vinculado ao site não faz nenhuma menção ao Fegatti.com, sendo que o número do CNPJ 37,371,541/0001-36 na verdade faz parte da “Notável Acessórios – De Jonatas Ribeiro Pereira” o qual trabalha com venda de peças diversas, em Ribeirão Preto (São Paulo) e se enquadra como empresário individual.

Com essa análise do site podemos observar as análises que se apresentam no Reclame Aqui. No site do Reclame Aqui o site feggati.com apresenta 212 reclamações realizadas, sendo que nenhuma delas foi respondida, mais um indicio de que essa empresa está longe de ser algo confiável e que levanta diversas suspeitas.

Além disso, analisando os tipos de problemas relacionados com as reclamações feitas dentro do Reclame aqui é possível perceber que 21% das reclamações se encaixam em produto não recebido, atraso na entrega, site fora do ar, propaganda enganosa.

Ainda ao analisar as diversas reclamações, muitos dos usuários indicam que uma vez que o produto foi pago, a empresa desapareceu e não conseguiram mais contato para saber qual o procedimento que deverá ser realizado.

Fegatti.com é um site falso?

Analisando a maioria das reclamações realizadas no Reclame Aqui é fácil observar que sim, o site Fegatti.com é um site falso e feito para enganar as pessoas.

Primeiramente, uma das principais formas de desconfiar se um site é confiável ou não é observar os erros que a página apresenta, mas se isso não for o suficiente, sempre tente ver se os selos de sites que garantam a confiabilidade do site são clicáveis.

No caso do Fegatti.com, o site blindado, Buscapé e Ebit nada mais era do que uma única imagem colada ao site, trazendo a falsa ilusão de que o site poderia ter o crivo de confiança desses sites.

Além disso outras características que possam sugerir um golpe é que os preços quando muito mais baixos do que o preço de fábrica, é um forte indicio de falsidade.

Outro ponto é que uma loja com o porte para vender essa quantidade de materiais, jamais poderia ter o registro de empresário individual, configurando novamente um golpe.

Não existe depósito ou transferência para sites, ainda mais quando o recebedor está em nome de pessoa física. Novamente, além disso não existir, isso é golpe. E falando nisso, até mesmo o boleto que pode ser emitido, uma vez que você possa ter desconfiado do depósito ou da transferência, pode esconder os dados de uma pessoa física.

E por fim, sites falsos também podem usar o Mercado Pago ou o Pagseguro sem nenhum problema e livremente, portanto ter como forma de pagamento essas empresas de pagamento não configura que o site seja confiável.

Como reconhecer sites falsos?

Agora que percebemos que o site Regatti.com não é nada confiável e, indo além, é um site falso e feito para roubar pessoas desavisadas, vamos listar algumas dicas para que você não cai nessa armadilha.

1. Verifique se o url contém erros ortográficos

Um dos principais indicadores para perceber se um site é falso é seu URL, portanto se você perceber que ele contem erros ortográficos, definitivamente ele é um site falso. Esse tipo de análise vale mais para grandes e-commerce como a Amazon.

Sites falsos que tentam replicar o site da Amazon, ao invés de usar a extensão amazona.com, acabam utilizando a extensão amazona.org ou amaz0n.com.

2. Verifique os selos

Como foi notado durante a análise do site Fegatti.com, os selos são uma das melhores indicações que podem entregar que um site é falso. No caso em questão foi notado que os selos eram uma mera cópia, sendo que todos eles estavam colados juntos e sem a possibilidade de clicar nos selos para garantir uma maior quantidade de informação sobre a página ou sobre a verificação da mesma.

3. Acostume-se a olhar além da fechadura

O cadeado que aparece nos sites significa que eles são protegidos por um certificado especifico chamado TLS/SSL o qual criptografa os dados do usuário. Esse cadeado aparece no canto esquerdo juntamente na barra de endereço. É importante destacar que existem três tipos de validação TLS: Validação de Domínio. Validação de Organização e Validação Estendida.

Validação de Domínio – essa validação é voltada para verificar a propriedade do domínio. Entretanto essa validação não fornece dados extras sobre a identidade da organização. Dessa forma a Validação de Domínio não deve ser utilizada para fins comerciais.

Validação de Organização – essa validação é dada para as organizações que sejam autenticadas pela CA (autoridade de certificação) em bancos ou dados oficiais que possam registrar as empresas. É justamente essa certificação que o usuário precisa procurar para que não cai em golpes, já que ele é o recomendado para sites comerciais ou públicos.

Validação Estendida – São voltados para apresentar etapas de validação adicionais, garantindo um alto nível de autenticação. Esse certificado é o mais recomendado para garantir a proteção de sua marca e de seus usuários.

As autoridades de certificação podem exigir a apresentação de documentação e contatos especiais para a emissão dos certificados de Validação Estendida, garantindo que elas contenham apenas informações comerciais legítimas.

Essa validação é a que realmente irá garantir que o seu site tenha a confiança do usuário, tornando-o autentico e de propriedade da empresa que necessita fazer as transações comerciais.

Por fim, um site que não apresente a certificação TLS/SSL poderá apresentar o aviso de “site não seguro’. Antigamente, somente procurar o cadeado já era suficiente para se resguardar de fraudes online, porém nos dias de hoje é preciso entender qual é o certificado que está sendo utilizado pelo site para que você consiga ter certeza se ele é ou não falso.

4. Site seguro ou site fraudulento

Como foi indicado somente o cadeado hoje em dia já não garante a idoneidade de um site, já que a presença do cadeado faz com que as informações são criptografadas e os navegadores irão indicar que ele é seguro. Porém, como foi citado no tópico anterior, ter um cadeado não significa que ele não seja falso.

Muitas pesquisas estão mostrando que a metade dos sites falsos utilizados para enganar os usuários já contam com a presença do cadeado. Como foi mostrado também, esse cadeado vem dos certificados de validação, sendo que o TLS de nível maios baixos já podem ser oferecidos por algumas Autoridades de Certificação de forma gratuita, bastando provar que a pessoa que está solicitando o certificado é a dona do site.

Assim com o certificado, o falsificador não precisa provar que a empresa existe ou não, dessa forma muitos sites falsos podem apresentar um certificado de validação de organização ou o certificado de validação estendida, mas como são mais difíceis de obter (como comprovar que a empresa é registrada, responder a perguntas da Autoridade de Certificação e outras questões) muitos criminosos não conseguem obtê-lo.

Portanto, a presença do cadeado pode estar relacionada ao certificado de Validação de Domínio, que garante um certificado TLS, o que faz eles serem detectados com uma demora maior, causando diversos estragos até serem desativados.

Nessa parte é possível ver a quantidade de reclamações no Site do Reclame Aqui de pessoas que realizaram a compra de itens no site Fegatti.com e nunca mais receberam informações ou mesmo receberam os seus produtos. Esse é um exemplo bem interessante de fraude em sites online e que causaram transtorno para uma grande quantidade de pessoas, pensando de uma certa forma, mais ou menos 200 pessoas sofreram impacto do site falso.

Conclusão: vale a pena comprar no Fegatti.com?

A resposta é não pois se trata de um site que não é confiável, é um site falso!

Em pesquisas em grupos que foram lesados pela empresa, foi possível encontrar não só relatos de não entrega de produtos, mas também de como o criador do site atua.

Além dele ter criado um site falso, ele também criou uma transportadora falsa, com o nome de transbetta.com.br, que também é um site falso e criada pela mesma pessoa.

Ao criar toda uma cadeia (site de venda de produtos e uma transportadora para a entrega) o golpe se torna ainda mais assertivo, fazendo com que as pessoas se sintam mais confiantes em comprar o produto, já que existe o site e existe uma forma de entrega.

Além disso, uma das estranhezas notadas pelos usuários lesados é que o site não trabalha com cartão de crédito e somente depósitos e transferências bancárias. O erro das pessoas lesadas foi depositar em nome de uma pessoa física, ao fazer isso quando o dinheiro cai na conta do estelionatário, basta a pessoa sacar imediatamente o dinheiro e não tem mais como o banco realizar qualquer atividade. É preciso lembrar que uma forma que o banco tem para se proteger desse tipo de atividade é que se a pessoa realizou o processo com sua senha (independente se foi no caixa eletrônico, navegador de internet ou no aplicativo do banco), o banco não arca e não se responsabiliza pelo erro.

Pra piorar, não é possível rastrear a pessoa que fez criou o site, já que muitas vezes a conta de depósito/transferência é feita através de aplicativos, utilizando-se de dados falsos.

Além disso, ao entrar no site é preciso ter esse discernimento, e analisar todas as possibilidades de um site ser falso antes de comprar qualquer equipamento através dele. Outra forma de perceber se o site é falso, sempre lembre de clicar nos selos, já que é muito fácil de encontra-los.

Comments (0 comment(s))