Compras
by Gabriele on October 31, 2021

Comprar na Amazon é confiável? É golpe ou é seguro? | Guia Completo

Antes de discutirmos sobre se é seguro comprar na Amazon do Brasil é importante entender a trajetória dessa que é uma das principais empresas de e-commerce do mundo.

Hoje em dia o posicionamento da Amazon é ser uma empresa de comércio eletrônico que mostra uma evolução sensível na forma de comercialização de produtos, contando com diversos departamentos e com um grande arsenal de livros. Hoje em dia ela está no Brasil justamente para rivalizar com as gigantes do e-commerce em solo nacional.

Dito isso, é preciso deixar claro que ela é um dos principais sites de compra do mundo, sendo que além de encontrar uma variedade enorme de produtos eles ainda se apresentam com valores extremamente competitivos.

Em um outro ponto, a Amazon também se consolidou como um importante marketplace, sendo que ela disponibiliza produtos de terceiros, se comprometendo tanto com a compra quanto com o prazo de entrega para os seus consumidores.

O que está sendo dito no paragrafo acima é que um mesmo produto pode ser vendido tanto pela Amazon quanto por outras lojas, sendo que você tem o direito de escolher aquela loja que lhe oferece um menor valou ou um melhor fretem sendo que toda a garantia de entrega e de pós-venda é feita pela Amazon.

O que é a Amazon?

É seguro comprar na Amazon do Brasil?

A Amazon foi criada em 1974 por Jeff Bezos, em uma época que a internet estava ainda engatinhando e longe de ser uma ferramenta tão importante quanto é hoje. Porém com o tino para empreendedorismos e negócios, o empresário anteviu algumas das principais inovações que a internet iria propiciar e dessa forma resolveu criar um modelo de negócios único até então: a comercialização e distribuição de livros de forma totalmente online.

É importante destacar esse inicio da Amazon, que no seu início comercializava apenas livros, já que hoje ela vende virtualmente um pouco de tudo, como eletrônicos, acessórios, peças de roupas, brinquedos, livros e outros produtos.

Além disso, pensando na expansão dos negócios da empresa, ela saiu do varejo online e passou a atuar com serviços de streaming (Amazon Prime), assistente virtual (Alexa) e serviço der armazenamento na nuvem (Amazon Web Service).

As operações da Amazon no Brasil iniciaram em 2012, valendo-se exclusivamente da venda de livros eletrônicos. Dois anos depois, em 2014, a empresa começa a vender livros físicos em solo brasileiro e em 2017 a empresa muda de patamar e passa a operar com o nome de Amazon Brasil, ofertando a variedade incrível de produtos em inúmeras categorias.

Um destaque para a importância da Amazon no cenário mundial é que em 2018 ela foi a segunda empresa do mundo a ultrapassar a marca de 1 trilhão de dólares de valor de mercado (ficando apenas atrás da Apple) e em 2019 ela alcançou o feito de se tornar a empresa mais valiosa do mundo, tirando o posto que pertencia a Microsoft.

Comprar na Amazon é confiável?

A resposta para essa questão não pode ser mais simples, sendo um sonoro e resplandecente SIM. A titulo de curiosidade a Amazon é uma das empresas mais confiáveis e seguras para realizar as suas compras no Brasil.

Por ser uma das maiores redes de comércio online no mundo, a sua chegada no Brasil trouxe todo esse know how em como tratar o cliente, bem como saber ofertar produtos de qualidade e variados a um preço mais baixo do que encontrado em outras lojas.

Outro ponto extremamente positivo para se ter certeza da confiabilidade da Amazon do Brasil é o seu pós-venda, o qual é incomparável quando se pensa em outras empresas de e-commerce.

A Amazon é conhecida mundialmente por sempre colocar o seu cliente em primeiro lugar, sendo extremamente raro existir reclamações de pessoas que se arrependeram de efetuar compras em sua loja virtual.

Além disso, quando pensamos no processo de confiança da Amazon estamos falando em duras sanções para aquele vendedor que não cumprir os altos requisitos impostos pela empresa, sendo que existe a possibilidade desse parceiro ser excluído do site.

E isso é independente de qual filial que estamos falando, pode ser a Amazon Americana, Brasileira, inglesa ou qualquer outra. Dentre todas as empresas de comércio eletrônico que existem no dia de hoje, facilmente a Amazon é considerada a melhor empresa nesse quesito, principalmente no nicho de e-commerce.

Para se ter ideia no nível alto de atenção aos seus clientes, temos diversos exemplos de produtos que por ventura podem ter chegado de cores diferentes e quando o cliente vai reclamar no serviço de atendimento ao consumidor, eles entregam diversas opções, como por exemplo, receber o dinheiro imediatamente e devolver o produto pelos correios ou ficar com o produto e ainda receber uma porcentagem de desconto nesse produto e ainda ganhar algum outro brinde.

Não precisa dizer que tal feito só é realizado por uma empresa que coloca o seu consumidor em primeiro lugar, sendo que somente a Amazon realizar esse tipo de opção. Por isso tudo, podemos dizer que comprar na Amazon é confiável.

É possível economizar ao comprar na Amazon?

Uma das principais perguntas que todo consumidor faz ao encontrar um local para fazer as suas compras é tentar identificar qual deles apresenta o menor preço em seus produtos e, aqui vai uma dica de ouro, a Amazon do Brasil está sempre proporcionando os seus compradores com diversas ofertas, que podem ser voltadas para livros ou para produtos em geral, sendo que em alguns casos pode ter essas promoções englobando também alguns eletrônicos, como por exemplo, celulares.

Mas existem algumas dicas que é possível encontrar para conseguir economizar ao comprar na Amazon, como por exemplo procurar se existem cupons disponíveis ou se pode ser encontrados produtos em promoção. Uma forma interessante de receber promoções é ficar atento ao seu e-mail, já que por ele é possível encontrar ótimos cupons.

Portanto uma vez que você tenha algum cupom, basta realizar a sua compra normalmente de um ou de vários produtos de uma categoria e no ato do pagamento, inserir o cupom de forma que o desconto será aplicado.

Outra forma que a Amazon tem para gerar economia a seus consumidores é apresentar diversas ofertas no dia. É possível encontrar aquele produto que você tanto quer com uma oferta imbatível, todos os dias são disponibilizados centena de produtos, os quais apresentam descontos muito interessantes e acima da média.

O que muitas pessoas esquecem ao comprar na Amazon é que a loja também um marketplace, de forma que existem diversos vendedores que podem ofertar o mesmo produto. Isso é bastante interessante pois, ao escolher um produto é possível verificar diversas opções de vendedores e, todos nós sabemos, se existem muitas pessoas vendendo o valor geralmente diminui.

Portanto, ao clicar em um produto verifique quais são as lojas que estão ofertando o produto que você quer, assim como verifique quais são os valores que cada uma delas cobra ou ainda verifique se ao invés de um preço menor ela não oferece um frete mais barato ou até mesmo gratuito, ou até mesmo uma entrega com um prazo menor.

Veja que essa modalidade de venda é uma das coisas que faz a Amazon ter crescido de forma bastante exponencial nos últimos anos, já que deixa o cliente escolher de quem quer comprar, qual é o preço que está disposto a pagar, escolher o frete que seja mais barato e ainda o tempo de entrega. De toda forma essas são formas que a Amazon entrega para os seus clientes conseguirem economizar.

Como é comprar na Amazon segundo o Reclame Aqui

O Reclame Aqui é um site brasileiro onde os consumidores podem realizar reclamações contra as empresas, indicando se teve problemas no atendimento, nas compras, nas vendas, ou nos seus produtos e serviços. Dessa forma ao longo dos anos as empresas entenderam que é importante levar os seus clientes a sério, pois, uma vez que uma empresa passa a não ter boa reputação no Reclame Aqui ela começa a cair em descrédito.

Pensando ao comprar na Amazon, a empresa apresenta uma nota que está entre regular e bom, sendo que apresenta uma alta quantidade de reclamações respondidas com mais da metade das soluções resolvidas.

Toda essa forma de tratamento aos seus clientes garante que mais da metade dos consumidores reclamantes voltariam a fazer negócios com a loja. Uma das principais queixas a respeito da loja virtual diz respeito ao prazo de entrega, sendo que pode acontecer um dos dois casos, atraso ou não recebimento do produto.

Apesar do Reclame Aqui ser um site bastante responsável no que se propõe a fazer, ele não deve ser a principal fonte de informações para a sua decisão de comprar ou não em determinado e-commerce. O que acontece é que o Reclame Aqui só mostra o índice de reclamações e quais delas foram respondidas.

Pensando por outro lado, uma loja que faz milhares de vendas todos os dias e apenas algumas se encontram no Reclame Aqui não pode ser um parâmetro exclusivo para indicar a confiabilidade de alguma loja, entretanto pode ser utilizado como inicio de uma pesquisa mais abrangente e que traga novos questionamentos, sendo que você é quem deve decidir se irá ou não seguir em frente com comprar na Amazon do Brasil.

Comprar na Amazon: vale a pena?

Uma das principais vantagens de se comprar na Amazon do Brasil é a tranquilidade de se comprar em uma das mais importantes empresas de e-commerce do mundo, de forma que a todo instante ela vem aumentando a sua capacidade de resolução dos problemas, entregando para o seu cliente o que existe de melhor em atendimento e segurança.

Além disso, a Amazon está em franca expansão no Brasil, buscando entrar em nichos já muito consolidados de mercado e dessa forma vem investindo em vender produtos nos mais diversos departamentos e por um preço bastante acessível.

A quantidade de produtos que pode ser encontrada na Amazon é absurda sendo que é possível passar pelos mais diversos departamentos, inclusive por produtos que não são tão comuns de encontrar em outro lugar.

Outro ponto bastante interessante ao comprar na Amazon é que ela nunca deixou de ser uma empresa de venda de livros online, sendo que seu catalogo é possível encontrar os mais diferentes livros tanto nacionais quanto estrangeiros, sendo que muitos não são encontrados em nenhuma livraria.

Além de livros, a Amazon do Brasil também é conhecida por comercializar desde produtos de beleza até eletrodomésticos, eletrônicos e muito mais.

Outra forma de garantir a confiança de seus consumidores é que no site da Amazon é possível fazer todo o acompanhamento de suas compras, mostrando em que fase ela se encontra, e também entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa, caso o seu produto esteja com uma demora acima do comum para ser entregue.

Para isso, basta fazer o cadastro no site, navegar pelos produtos e procure aquele que mais se encaixa com a sua definição de custo e beneficio e faça a sua compra.

Conclusão: é seguro comprar na Amazon?

No final das contas, para saber se vale a pena ou se é seguro comprar na Amazon do Brasil, passa por entender se a empresa é confiável e dessa forma, pode comprar sem medo, já que é uma das empresas que mais se preocupam com os seus clientes ao redor do mundo.

Novamente é importante destacar que a Amazon é uma das melhores, ou talvez a melhor, empresa de e-commerce do Brasil e do mundo. Conta com produtos de extrema qualidade e com preços bastante atraentes e a sua principal fonte de sucesso, um pós-venda dos mais excelentes, portanto, pode comprar sem medo nenhum que a Amazon do Brasil é completamente seguro para realizar as suas compras.

Assim fazendo um resumo rápido sobre o que podemos ter de vantagens em comprar na Amazon temos: Melhor pós-venda do Brasil, excelentes preços e bastante competitivos, entrega bastante rápida (principalmente para os assinantes do Prime) e frete grátis na maioria dos produtos. Se quisermos ser bastante chatos talvez o único problema que a Amazon apresenta é que o seu portfólio de produtos ainda não é muito grande.

Por fim, talvez a Amazon seja uma das empresas mais seguras do Brasil e do mundo para a realização de suas compras!

Comments (0 comment(s))