Criptomoedas
by Gabriele on November 18, 2021

Binance é confiável? É golpe ou é seguro? | Leia antes de investir

A compra de criptomoedas é uma faz atividades financeiras que mais crescem, considerando que as pessoas têm compreendido mais como ela funciona e sentido mais confiança em moedas como o Bitcoin. A Binance, é claro, ocupa um dos principais postos dentre as corretoras.

A realidade é que não são todas as empresas de Exchange que trabalham com moedas virtuais: muitas ainda se focam somente no câmbio mais tradicional, ou seja, na comercialização de moedas físicas.

No entanto, as criptomoedas não somente despertaram a confiança dos investidores, mas também a curiosidade dos cidadãos comuns. Por causa disso, a procura pelos criptoativos se intensificou e é muito importante encontrar uma Exchange que seja confiável e que tenha as principais moedas virtuais.

Desde os anos 2000, esse tipo de “dinheiro” passou a figurar como um dos melhores investimentos disponíveis, especialmente por causa do bitcoin.

Hoje, a lista de criptoativos vai se ampliando constantemente, dando às pessoas cada vez mais opções para multiplicar seu patrimônio.

Contudo, encontrar uma corretora de valores que ofereça modernidade, segurança e bom atendimento é muito difícil: há uma série de relatos negativos sobre esse tipo de serviço, especialmente por causa das enormes taxas.

Nesse contexto, a Binance surge como uma das mais consolidadas corretoras, sendo a preferida de grande parte das pessoas que investem em criptomoedas.

Umas das razões é a variedade: até os criptoativos menos conhecidos estão no portfólio dessa Exchange para que os clientes possam investir.

Neste artigo serão exploradas as principais características da Binance a fim de determinar se ela é uma corretora de confiança e se é uma boa ideia procura-la para comprar criptomoedas.

O que é Binance?

A Binance é um tipo de corretora de investimentos que funciona online e que só trabalha com os chamados criptoativos. Devido ao seu crescimento, ela passou a ser praticamente sinônimo de venda e compra de moedas virtuais e a sua carteira de clientes sobe a cada dia.

Com funcionamento simplificado para ajudar até as pessoas mais leigas a investir em criptomoedas, essa corretora trabalha com diferentes tipos de trade, incluindo o clássico e o trading de estratégia, dentre outros.

As pessoas que querem vender ou comprar qualquer criptoativo precisam criar um cadastro na Binance para fazer as negociações, tendo a possibilidade de verificar as taxas cobradas de maneira antecipada.

Um recurso disponibilizado pela Binance e que ajuda muito os investidores é a cotação em tempo real que pode ser consultada assim que se entra no site da corretora.

Logo na home do site, os clientes podem ver qual foi a valorização de cada criptoativo nas últimas horas ou, se for o caso, a sua desvalorização. Com isso, eles não se surpreenderão com os seus ganhos ou perdas na hora de verificar a sua carteira digital.

Outro ponto positivo da Binance é que ela permite que os seus clientes realizem os depósitos em sua carteira digital usando vários meios de pagamento, o que ajuda a explicar o porquê de essa corretora ser tão comentada.

Assim, quem quiser negociar os seus criptoativos com a Binance pode escolher usar cartão de crédito, terceirizados, P2P, depósito ou saque de caixa.

Mesmo que essa Exchange seja internacional, ela atende aos seus clientes brasileiros usando o idioma nativo, tornando mais fácil compreender instruções.

Cabe destacar que, com um home broker moderno e que é simples de explorar, a Binance tem alcançado cada vez mais investidores, até mesmo as pessoas jurídicas.

Binance é confiável?

Ao mesmo tempo em que os investimentos financeiros podem ser os responsáveis por uma boa mudança de vida, devido ao seu alto lucro, eles também podem arruinar a vida financeira de qualquer um.

Tendo isso em mente, é primordial que a corretora de valores escolhida seja confiável e, para que isso aconteça, deve-se ter atenção com alguns pontos:

  • Orientações sobre privacidade

Como as corretoras de valores lidam com informações financeiras e pessoais dos clientes, é fundamental que elas tenham uma política de privacidade e um dos indicativos de confiabilidade é quando essa política fica à disposição para consulta.

No caso da Binance, essa política de privacidade fica na área inferior do site e mesmo quem não é cliente ainda pode lê-la e, dessa forma, decidir se deseja abrir uma conta.

  • Informações sobre lei

Nem todos se atentam a esse fato, mas o investimento em criptomoedas, sendo uma operação financeira, também está sujeito à legislação e a Binance deixa a lei sobre o assunto à disposição no site.

Isso permite que os clientes verifiquem a atuação da corretora de valores, que só se arriscaria desse modo se confiasse que não os prejudica.

  • Central de suporte

Com a central de suporte, o investidor que usa a Binance para vender e comprar criptomoedas tem a possibilidade de esclarecer dúvidas diversas e ainda receber ajuda quando algum problema acontecer com a sua conta, como erros no saldo, dificuldade para realizar processos, etc.

A existência de uma central de suporte completa também dá mais segurança aos investidores.

  • Instruções para comprar as moedas

Muitas vezes, quem se cadastra pela primeira vez na Binance (especialmente quem nunca investiu em criptomoedas) não sabe bem o que fazer para adquirir os criptoativos. É por isso que essa corretora tem diversos guias à disposição, um para cada criptomoeda que negocia, mostrando ao investidor o que ele deve fazer para começar.

A partir das coisas acima, pode-se classificar a Binance como uma corretora de investimentos na qual os clientes podem confiar, já que ela tem enorme infraestrutura e se dedica, além de possibilitar negociações, a instruir os clientes.

Binance é golpe?

A existência de golpes financeiros usando criptomoedas não surpreende ninguém: exatamente por esse tipo de investimento estar ficando mais acessível, os criminosos sabem que ele se tornou um bom veículo para as suas ações.

Todavia, escolher uma boa corretora é uma maneira de proteger os seus ganhos; para isso, ela não pode ser um golpe.

No caso da Binance, um indicativo de que ela não é um golpe é a alta taxa de recomendação dela no site Reclame Aqui.

A plataforma Reclame Aqui foi criada para reduzir a quantidade de consumidores que são prejudicados por golpes. Isso porque as suas avaliações servem para mostrar quais empresas demandam mais desconfiança.

As avaliações partem de quem já usou seus serviços; no caso, de quem já comprou criptomoedas com o home broker da Binance.

No ano de 2020, a reputação da corretora era boa, com a totalidade das reclamações recebendo retorno e uma quantidade bastante alta também de resolução dos problemas.

Porém, a partir de 2021, o Reclame Aqui não coloca mais reputação para a Binance por falta de informações. Isso aconteceu porque não existem mais reclamações recentes.

No geral, o desempenho da Binance no site serve para indicar que ela não é um golpe, mas os investidores que quiserem ainda mais confirmações podem ir em busca de resenhas sobre ela com quem aplicou dinheiro mais recentemente.

Para tanto, o Facebook é um bom lugar porque há muitos grupos sobre criptoativos e pessoas dispostas a contar o que acharam de investir com a Binance.

Considerando tudo, essa não é uma corretora que tenha problemas suficientes com os clientes para ser chamada de “golpe”. Isso costuma acontecer mais quando eles param de conseguir fazer saques, por exemplo.

Como criar uma conta com Binance

A criação de uma conta na Binance é um processo rápido: assim que ele termina, os novos clientes estão aptos para começar a adicionar saldo e o próximo passo é iniciar a compra de criptomoedas.

Para abrir uma conta, é preciso seguir o que está abaixo:

  • Acessar o site da Binance
  • Clicar no botão “Registrar”, em amarelo
  • Escolher o país
  • Criar um login
  • Adicionar informações de pagamento

A respeito dessas informações de pagamento, trata-se de conta bancária para a qual serão mandados os lucros quando o cliente quiser fazer o saque. A Binance permite que contas em praticamente todos os bancos sejam cadastradas.

Quando o cadastro terminar, será preciso começar a adicionar saldo para prosseguir com a compra dos criptoativos. Geralmente, isso é feito clicando no botão “Depositar”.

O pagamento do depósito pode ocorrer em boleto ou em cartão e o investidor pode depositar quanto capital ele quiser para que os seus investimentos em criptomoedas continuem ocorrendo.

Da mesma maneira, ele também é livre para realizar o saque do que esse capital rendeu depois de fazer a conversão para a sua moeda.

A esse respeito, é sempre bom ressaltar que existem taxas de saque e que a Binance permite a consulta a essas taxas. É recomendado, inclusive, que o indivíduo fique familiarizado com esses valores antes de começar a comprar criptoativos.

Outro destaque é que, se o investidor quiser trocar a conta bancária para a qual os seus lucros devem ser enviados, é só ele retornar às configurações, depois de estar devidamente logado no site da corretora de valores. 

Existe um Binance app?

A liberdade de não precisar estar em frente a um computador para investir em criptomoedas é garantida aos usuários da Binance porque a corretora tem um aplicativo. Inclusive, ele é muito responsivo e pode ser usado em qualquer dispositivo móvel.

A sua interface é praticamente a mesma vista no home broker para navegadores: é possível ver as oscilações de cada criptoativo, os valores de venda e de compra, fazer os investimentos, solicitar o saque dos lucros e muito mais.

Uma das vantagens do aplicativo da Binance é que ele pode ser usado até mesmo em dispositivos que têm o Linux como sistema operacional, coisa que não é comum. Inclusive, é claro que esse é um fator que ajuda os investidores a escolher esse home broker quando eles querem negociar criptomoedas.

Outras compatibilidades do aplicativo dessa corretora são com o Android APK, API e softwares criados pela Apple.

É muito positiva a existência de um aplicativo da Binance porque isso dá independência ao investidor, pois ele pode usar, literalmente, qualquer momento da sua noite ou do dia para aplicar em criptomoedas.

Além disso, o aplicativo diferencia a Binance das concorrentes porque é enorme o número de corretora de valores que “obrigam” os seus clientes a fazer aplicações usando exclusivamente o navegador, o que pode ser considerado até mesmo arcaico.

Para instalar o aplicativo dessa corretora, é só acessar a Google Play Store ou a Apple Store e escrever “Binance” na busca. Depois do download, é preciso logar-se, destacando que é o mesmo login do home broker para navegador.

Quem estiver usando a corretora pela primeira vez pode fazer o caminho inverso: criar um login via aplicativo e, depois, logar-se no home broker com o seu PC ou notebook, se quiser.

Perguntas frequentes

Quais são os produtos com os quais a Binance trabalha?

De acordo com a própria corretora, a Binance oferece as principais criptomoedas como Bitcoin, Ethereum, Solana, Dogecoin e muito mais.

Como a Binance apresenta as informações sobre valorização de criptomoedas?

Como já falado, a Binance instrui os seus clientes sobre como está a situação de cada criptomoeda. Para isso, é só acessar o site e prestara tenção às numerações e siglas: cada uma destas últimas é de uma criptomoeda diferente. A porcentagem em vermelho indica que houve uma desvalorização para aquele criptoativo, enquanto a porcentagem em verde indica que é um bom momento para manter o investimento porque aconteceu uma valorização.

Quanto a Binance cobra por transação?

São 10% no caso de USD e 25% para Spot. A corretora tem uma tabela com diferentes faixas de clientes e cada uma delas corresponde a um tipo de taxa; um dos fatores de variação é o saldo BNB. Para o investidor saber exatamente qual é aplicada às suas transações, é recomendado que ele faça login e procure dentre as informações relacionadas ao seu perfil.

Comments (0 comment(s))